AGRICULTORES DA REGIÃO MEIO-NORTE RECEBEM SEMENTES DO HORA DE PLANTAR

30 de novembro de 2009 - 03:00

lt;!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

 

Agricultores dedezessete municípios, sob jurisdição do Escritório Regional daEmaterce, no Meio-Norte, começam, hoje, 27, a ser beneficiados com oPrograma Hora de Plantar 2010, da Secretaria do DesenvolvimentoAgrário (SDA). A previsão é  que, até o dia 5 de fevereiropróximo, todos os agricultores cearenses, cadastrados no programa,recebam os grãos nos escritórios da Ematerce. A primeira região,atendida pela distribuição de sementes, foi o Cariri, ainda nasegunda quinzena de dezembro, onde tradicionalmente as chuvas começammais cedo.

 

Os municípios daregião Meio-Norte, que começam, nesta quarta-feira, 27, a receber as sementes do Horade Plantar 2010, são: Itapipoca, Amontada, Miraíma, Tururu,Itapajé, Irauçuba, Tejuçuoca, Uruburetama, Paraipaba, Trairi,Pentecoste, Apuiarés, General Sampaio, São Gonçalo do Amarante,Paracuru, Umirim e São Luís do Curu. Em todo o Ceará, 4.140toneladas de sementes (feijão, milho, arroz, sorgo, algodão,mamona, gergelim, girassol e amendoim) serão distribuídas, além de30 mil metros cúbicos de mandioca; 1.500 toneladas de colmossementes de cana-de-açúcar; 715 mil mudas de cajueiro anão precocee cinco milhões de raquetes de palma forrageira.

 

As sementes e mudas,distribuídas pela SDA, por intermédio da Ematerce, possuem altovalor genético e custaram aos cofres do erário estadual R$17.087.650,00. Noventa por cento delas foram produzidas pelaAssociação dos Produtores de Sementes e Mudas do Ceará (Aprosemce)e têm certificado, de elevado potencial genético, adaptadas àscondições climáticas locais, com alta produtividade e resistênciaa pragas e doenças.

 

Todos os agricultores,cadastrados no Programa Hora de Plantar 2010, serão beneficiados,desde que estejam adimplentes com o projeto. Aqueles que possuemdébito devem apresentar, no escritório da Ematerce, em sualocalidade, o comprovante de quitação, para receber as sementes emudas. A inscrição de novos agricultores ainda pode ser realizadapela Ematerce, caso haja sobra de grãos.

=============================================================================

ASSESSORIA DECOMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

JORNALISTA JOÃOMAROTO: joao_maroto@ematerce.ce.gov.br

 FONE: 85.3217.7872