Agricultores de Jucás visitam unidade tecnológica de mandioca em Araripe

O municipio de Araripe, através da gerência local  e de sua equipetécnica da Ematerce, recebeu um grupo de 32 produtores de Jucás-CE,acompanhado dos técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambientedaquele município, com a missão de sensibilizar e motivar osprodutores daquela região em voltar a produzir a cultura da mandioca.

Informou o gerente local da Ematerce, Antonio Gilson Gomes Duarte, que, especificamente, na região, que compreende o sítio Baixio da Donana, hámais de doze anos, os agricultores deixaram de produzir mandioca e de processaros derivados da cultura. Um diagnóstico, elaborado pela secretaria deagricultura de Jucás, concluiu-se que ainda é possivel voltar aproduzir mandioca, porém com a introdução de novas tecnologias, tantono campo, como na modernização das 17 agroindústrias  atualmentedesativadas.

Em Araripe, a Ematerce dedicou-se, com todo o esforço, paramostrar alguns avanços, existentes no cultivo, e no ambito daindustrialização e da comercialização de seus derivados. Naoportunidade, foi apresentada aos visitantes uma Unidade Tecnológica, ainda emobservação, instalada pela Ematerce na propriedade do produtor José de AlencarCosta, na Serra do Brejo-Araripe.

Ressalte-se que os produtores ficaramentusiasmados com o que lhes foi mostrado e sairam com o propósito derecorrer aos órgãos de assistencia técnica e aos empreendedores, parabuscar os apoios de que necessitam a fim de que seja retomada e revitalizada a mandioculturano município de Jucás. O mais interessante – afirmou o gerente da Ematerce – foi quando um dos produtoresdo grupo solicitou umas 10 manivas, levá-las à sua propriedade,alegando ser ele o pioneiro na criação do banco de sementes para osfuturos plantios.

=================================================================================

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br