AGRICULTORES FAMILIARES EXPÕEM DURANTE GOVERNO ITINERANTE

Por ocasião dogoverno itinerante, em Barbalha, último dia 5, a Ematerce instalouestande, na Praça da Cidadania, onde agricultores familiares domunicípio expuseram e comercializaram seus produtos, além dapresença do seu escritório móvel, para que a população localobtivesse informações sobre práticas agrícolas.

Francisca Vieira, 53,agricultora familiar, da comunidade Sítio Macaúba, em Barbalha,assistida pela Ematerce, há cerca de dois anos, comemora a passagemdo Governo Itinerante pelo município. Ela e oito pequenos produtoresrurais tiveram a oportunidade de expor e comercializar seus produtos,no Pátio da Igreja do Rosário, onde funcionou a Praça daCidadania, por ocasião do Programa Governo do Estado na MinhaCidade. com a presença do governador Cid Gomes e todo o seusecretariado, na segunda-feira, dia 5 de outubro. “Mesmo que asvendas não sejam muito boas, o convite da Ematerce já compensa,pois é uma oportunidade de a gente mostrar nosso trabalho ao povo”,disse a entusiasmada agricultora.

Com a passagem doGoverno Itinerante por Barbalha, o município sediou a Capital doCeará pela segunda vez. Ali, o governador e diversos secretáriosassinaram convênios, ordens de serviço para a construção de obrasno município e regiões vizinhas, dentre outras ações. Com osecretário do Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, Cid Gomesfez a entrega de vários “kits” de manejo, higienização eordenha para pequenos pecuaristas; “kits” de leite do ProgramaLeite Fome Zero; quatro computadores para casas de mel do Cariri, eabelhas-rainhas para melhoramento genético, objetivando o aumento daprodução, produtividade e comercialização de mel na região.

“O nosso grandedesafio é gerar emprego, ocupação, no interior do Estado”, disseGomes, “Por isso, a iniciativa desta administração de percorrer oEstado, com o Governo Itinerante, é para que possamos vivenciar arealidade destas pessoas e suas demandas”, complementou ogovernador durante a instalação da administração estadual emBarbalha.

O presidente daEmaterce, José Maria Pimenta, um dos integrantes da comitiva,comunga o mesmo pensamento: “É dessa maneira que sabemos o quepassam estas pessoas e presenciamos de que forma podemos ajudar amelhorar suas condições de vidas”, corrobora. No mesmo dia, CidGomes visitou Juazeiro do Norte e Caririaçu, para assinar uma ordemde serviço, com vistas à construção de escola e da estrada PadreCícero, ligando Caririaçu à BR 230.

FEIRA E UNIDADE MÓVEL

Com outros órgãos daadministração estadual, a Ematerce dividiu espaço na Praça daCidadania. A Feira da Agricultura Familiar, instalada pela empresa,reuniu nove agricultores. Plantas ornamentais, artesanato, rapaduras,mel, frutas (caju, goiaba e morango), amendoim e óleo de babaçuforam alguns dos produtos levados pelos expositores. Maria SagildaSousa Carvalho, mais conhecida como ‘dona Moça”,uma dasintegrantes da Unidade de Beneficiamento de Coco Babaçu e assistidapela Ematerce, falou da oportunidade de estar ali. “Podemos mostraro que é feito do babaçu, coisa que muita gente nem sabe o que é”.Dele, a agricultora extraí o óleo, usado como comestível e paramassagens, além de produzir bijuterias e sabonetes.

A Ematerce tambémmarcou presença com seu escritório móvel, no qual um técnico daempresa prestava informações aos interessados, sobre diversaspráticas, que podem melhorar a vida do homem do campo. A unidademóvel também exibiu vídeos de técnicas de conservação do solo eacúmulo de água, tão necessária para a sobrevivência nosemi-árido. Na Praça da Cidadania, os visitantes puderam emitirdocumentos; receber orientações a respeito de saúde sexual eprevenção de Doenças Sexuais Transmissíveis; medir glicemia epressão arterial; obter informações sobre dengue e gripe suína;cortar cabelo e outros serviços.

==============================================================ASSESSORIADE COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

Jornalista JoãoMaroto: joaomaroto@ematerce.ce.gov.br

Fone: 85.3217.7872