ARACATI TERÁ DIA ESPECIAL DA MANDIOCA

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

Com apoio técnico daEmaterce, a Prefeitura Municipal de Aracati realiza, no próximo dia28, Dia Especial Sobre a Cultura da Mandioca. A intenção éapresentar a agricultores familiares de cinco comunidades locais amais nova variedade da raiz, conhecida como pretinha. A espécie temexcelente qualidade alimentar e nutricional, aliada a umaprodutividade que chega a ser 50 por cento superior em relação aoutros tipos de mandioca.

O Dia de Campo daMandioca acontece na comunidade Lagoa dos Ferreira, em Aracati, numaárea de 1 hectare, aproximadamente, e deve contar com a presençade cerca de 20 produtores das proximidades, além de agricultoresfamiliares de Beberibe. Serão montadas estações ao longo da área,onde os produtores receberão informações técnicas sobre o cultivoda raiz. No ano passado, o cultivo da “pretinha” foi implantadoem 24 hectares do município.

Gilson Mesquita,assessor das culturas de caju e mandioca, do escritório regional daEmaterce, em Aracati, destaca as vantagens do cultivo destavariedade. Segundo ele, a espécie tem uma produtividade de até 15toneladas por hectare plantado, contra as 10 toneladas produzidas emárea de igual tamanho com outros tipos de mandioca. “ Além disso,a ‘pretinha’ permite a colheita num tempo menor – cerca de um ano-, e descascamento mais rápido, facilitando o trabalho das casas defarinha”, ilustra Mesquita.

Por não exigir maiorescuidados, o plantio da mandioca é um dos cultivos mais comunsrealizados pelo homem do campo, considerado inclusive como cultura desubsistência no meio rural.

ASSESSORIA DECOMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

JORNALISTA JOÃOMAROTO: joao_maroto@ematerce.ce.gov.br