Aracoiaba: Dia de Campo sobre plantio de Urucum

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } –>

A Prefeitura Municipalde Aracoiaba, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário,daquele município, realizou, nesta sexta-feira, 28, um Dia de Campo,voltado para o plantio do urucum. O Dia de Campo, na Fazenda Xavante,situada na Estrada Aracoiaba-Lagoa de São João, em Aracoiaba,começou, às 7h30min, terminando às 14 horas.

A iniciativa, quecontou com apoio da Ematerce, BNB, Banco do Brasil e do CVT (CentroVocacional Tecnológico) de Aracoiaba, reuniou mais de  200agricultores familiares da região do Maciço de Baturité, queabrange 13 municípios.“A intenção dessedia especial é revitalizar o plantio do urucum, na região domaciço, que já teve seus tempos áureos”, disse Érico Silva ,gerente do escritório local da Ematerce. Há um ano, agricultores daFazenda Xavante II plantam o urucum, em uma área de 1 hectare.

Explicou o técnico da Ematerce que asemente pode ser colhida três meses depois da florada do urucuzeiro,o que acontece seis meses após o plantio, permitindo ao produtor acolheita de até duas safras, por ano, nos meses de julho e dezembro.Cada hectare plantado produz 1.200 quilos de semente de urucum.

O urucum é atualmenteutilizado, em larga escala, na produção de cosméticos, para usosmedicinais e, de forma mais tradicional, na culinária. Origináriada América Tropical, a árvore do urucum, cientificamente chamada deBixa orellana, chega a atingir até seis metros de altura, com belíssimo visual, para quem a vê, principalmente na época daflorada.

ESTAÇÕES

Foram instaladas, aolongo da área de visitação, quatro estações, quando osagricultores obtiveram informações acerca do cultivo do urucum. Naprimeira estação, os agricultores foram inscritos, divididos emgrupos e recebendo material informativo sobre a cultura. Na segunda,os técnicos fizeram uma breve introdução, sobre o urucum, incluindohistórico e uso. A terceira estação foi destinada à partetécnica, enfocando o p l a n t i o , espaçamento, u so  d e  d e fe n s i v o s o r g â n i c o s , produção de mudas. No tocante à análise financeira, quanto à viabilidade do plantio e `da suacomercialização, foi apresenatada aos agricultores na última estação.

===============================================================================

Assessoria de Comunicação e Ouvidoria