ARTIGO SOBRE A CULTURA DO AMENDOIM

O Posto avançado da Ematerce em Viçosa do Ceará, através do Assessor Regional do Biodiesel, o Engo Agro Samuel Maia Nogueira,

em conjunto com os técnicos locais e agricultores familiares, têm acompanhado com grande expectativa a revitalização da Cultura do amendoim, visto que, o município já apresentou expressiva produção desta oleaginosa.

A tradição dos agricultores familiares no cultivo do amendoim está sendo fortalecida com a distribuição de sementes selecionadas e de calcário dolomítico, mediante a inserção no Programa do Biodiesel Ceará. Atualmente, em Viçosa existem 40 produtores empenhados no cultivo desta oleaginosa, com área plantada superior a 25 hectares, sendo estes cultivados em consórcio com milho, mandioca e mamona, em sua maioria.

No que se refere ao amendoim (Arachis hypogaea L.), planta herbácea anual, cujas sementes contém ao redor de 25% de proteína e 45 a 50% de óleo comestível. É cultivado nas mais variadas regiões tropicais do mundo, pela sua ampla adaptabilidade a uma grande diversidade de ambientes, sendo a temperatura ideal para o crescimento está em torno de 25-30ºC. Pode ser cultivado consorciado em quase todos os tipos de solo; contudo, a maior produtividade é obtida naqueles bem drenados, de razoável fertilidade e textura arenosa ou franco-arenosa.

Tendo em vista uma maior expansão da cultura, experimentação e de servir como uma opção a mais de renda ao agricultor na região da Ibiapaba, foram implantadas com apóio dos mesmos, unidades de observação (UO) em todos municípios do mesmo território.

Vale ressaltar que a região ibiapabana apresenta condições favoráveis de clima e solo, assim como, a partir desta experiência exitosa de Viçosa do Ceará, na cultura do amendoim, a mesma poderá se tornar uma excelente oportunidade aos demais agricultores familiares da região. A cultivar implantada foi a Tatu que apresenta ciclo de 100 a 110 dias.

OBS. ARTIGO PUBLICADO NA ÍNTEGRA.