CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA AFTOSA

Em solenidade presidida pelo Governador do Ceará, Cid Gomes, e do Secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), Camilo Santana, a diretoria executiva da Ematerce, acompanhada de gerentes regionais, locais e extensionistas, participa, nesta terça-feira, às 9 horas, na fazenda Forquilha, município de Horizonte, do lançamento da primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. Presentes, ainda, dirigentes e técnicos da Adagri, secretários municipais de agricultura dos municípios circunvizinhos, representantes de entidades classistas e agropecuaristas.

Vale ressaltar que, no decorrer do mês de abril, período de realização da campanha, a Ematerce orientará os criadores de bovinos e bubalinos a vacinarem, corretamente, esses animais, em todos os municípios cearenses, ou seja, nos 184 existentes, como farão, também, técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri)

Mesmo com a vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino do
Estado, por volta de 2,4 milhões de cabeças, com percentual imunizado em mais de 80%, o Ceará é considerado área de risco desconhecido de aftosa, de acordo com a classificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Conforme foi divulgado, o Estado cumpre as metas estabelecidas pelo Ministério, com vistas a passar para a posição de médio risco da doença, fato esse que o deixará livre de barreiras sanitárias, podendo, então, vender bovinos e bubalinos para outros Estados.

Fruto do engajamento de prefeitos, secretários municipais de agricultura, entidades de classe, extensionistas e técnicos do Sistema Agrícola Estadual, criadores, o Ceará alcançou, na primeira etapa de vacinação de 2008, o índice de 90,30%. Já, na segunda etapa, do mesmo ano, imunizou 87,6% desse rebanho.

========================================================================

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO E OUVIDOR