Cariri, Cariri-Leste e Médio-Jaguaribe participam da Retar em Brejo Santo

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } –>

Cerca de40 participantes, dentre gerentes regionais e locais, técnicos eassessores, estiveram presentes à Retar (Reunião Trimestral deAvaliação de Resultados), em Brejo Santo, encerrada na últimaquarta-feira, dia 4. Eles discutiram com a diretoria executiva daEmaterce temas relacionados às atividades de assistência técnica eextensão rural, desenvolvidas com agricultores familiares das regiõesdo Cariri, Cariri-Leste e Médio-Jaguaribe.

Além dopresidente da empresa, Itamar Teixeira, dos diretores técnico eadministrativo-financeiro, Walmir Severo e Cristiano Góes,respectivamente, e do gerente de planejamento, Tarciso Pinto, oencontro foi ainda prestigiado pelo prefeito de Brejo Santo,Guilherme Landim e pelo presidente da Câmara Municipal, JaimeCarneiro.

Na ocasião, Landim fez questão de enaltecer as ações daEmaterce no meio rural e da sua disposição em contribuir com estetrabalho, como forma de melhorar as condições de vida deagricultores familiares.

Agenda

Osgerentes regionais das três áreas, presentes à reunião, fizeram umasíntese das AGMs e Remars, realizadas em seus escritórios, apontandoos pontos fortes e fracos, observados no desenvolvimento de açõesextensionistas, e do encaminhamento das iniciativas adotadas.

Emseguida, expuseram o mapeamento das áreas intensivas e difusas, nasquais a Ematerce atua, com informações acerca do quadro de pessoal disponível, número de famílias e comunidades assistidas, programase projetos implantados e calendário de visitas.

Apenas, na regiãoCariri, são realizados trabalhos intensivos em 388 comunidades, e,difusos, em outras 420 aglomerações. Em todo o Ceará,341.510 agricultores familiares são assistidos pela empresa.

O convênio701170, celebrado entre Ematerce e Ministério do DesenvolvimentoAgrário (MDA), da ordem de R$ 17,6 milhões, com contrapartida doGoverno do Estado do Ceará de R$ 2,1 milhões, também esteve napauta da reunião.

O acordo permitirá a sustentabilidade das açõesde assistência técnica e extensão rural para o agricultorfamiliar. Esse convênio, dentre outros investimentos, contemplarácada uma das 17 ações temáticas trabalhadas pela empresa, narealização de cursos e capacitações, intercâmbios, dias decampo, visitas, acompanhamento, feiras e divulgação das atividadesexecutadas no meio rural.

Antes deencerrar a Retar de Brejo Santo, Itamar Teixeira falou do do Plano de Reestruturação da Ematerce, que vem sendo elaborado poruma comissão interna de empregados e será levado à apreciação daadministração estadual. “Em meio a tudo, quero agradecer aosextensionistas pela dedicação e entusiasmo, na execuçãode seus trabalhos, na busca por uma vida melhor para o homem docampo”, finalizou Teixeira.

=============================================== =============================

Assessoria de Comunicação e Ouvidoria