CATARINA: APROVEITAMENTO DOS MANANCIAIS DE ÁGUA

A Ematerce, escritório de Acopiara, em parceria com a Secretaria de Agricultura, no municipio de Catarina-CE, vem desenvolvendo um trabalho de aproveitamento dos mananciais de água, em pequenas irrigações, com áreas de até 2,0 hectares. Nessas áreas, são cultivados coentro, alface, cenoura, beterraba, tomate e milho .

O agricultor familiar Pedro Garcia, da comunidade de São Francisco, em depoimento ao jornal o Diário do Nordeste informou que, em uma pequena área de apenas 0,5 hectares, o apurado chega a R$ 1.200,00, por mês, e mostra-se bastante animado, inclusive já aprontando áreas para o plantio de goiaba e maracujá.

Segundo Francisco Rubens de Lima, gerente local da Ematerce, a exemplo da família do agricultor Pedro Garcia, existem mais 17 familias que entraram na atividade, numa demonstração de que, com conhecimento tecnológico, apoio e vontade de cultivar, o  homem do campo pode viver bem na sua propriedade.

Resssaltou o gerente da Ematerce que, no municipio, há um programa desenvolvido de construção e reforma de pequenos reservatórios, para que sejam utilizados em irrigações e na criação de peixes, cujos reservatórios têm a capacidade mínima de suportarem dois anos de estiagem).

==================================================================

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO E OUVIDOR