Catarina realiza dia especial sobre plantio de uvas

30 de novembro de 2009 - 03:00

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

 

Omunicípio de Catarina, na Região dos Inhamuns, uma das áreas maiscastigadas pela estiagem no Estado, quebra um paradigma de anos: aprodução de hortifrutigranjeiros de qualidade em pleno semi-árido.Para comemorar a mudança de paisagem e de mentalidade do agricultorfamiliar do município, a Ematerce, através do escritório local deAcopiara realiza, no próximo dia 4 de agosto, quarta-feira, DiaEspecial sobre a Cultura da Uva.

 

FranciscoRubens de Lima, gerente local da Ematerce em Acopiara, conta que arealização da data marca a mudança comportamental do pequenoagricultor e promove o cultivo de uma cultura jamais considerada naregião pelas condições climáticas desfavoráveis. “Vamosmostrar que com tecnologia e acompanhamento técnico é possívelproduzir as mais variadas culturas numa região como a dos Inhamuns”,justifica Lima.

 

Cerca de120 agricultores da região e autoridades ligadas ao setor devemparticipar do evento. Eles terão, “in loco”, numa área irrigadade meio hectare, informações acerca das técnicas utilizadas ecuidados dispensados à produção de boas uvas. Na oportunidadeserão colhidos 3 mil quilos da fruta e vendidos, de imediato, a umcomprador da região Centro-Sul do Ceará, que antes adquiria uvasprovenientes de Petrolina, em Pernambuco.

 

O trabalhodiferenciado que a Ematerce desenvolve, com a produção de diversasfrutíferas, inclusive a uva, alcança 40 famílias de agricultores,em Catarina, e conta com a parceria das secretarias de Agricultura ede Ação Social do município. A intenção é que os agricultoresdesenvolvam uma consciência crítica com relação a práticasnocivas para o meio ambiente, como por exemplo, o desmatamento,motivando a pequena irrigação, para uma melhor e mais seguraprodução.

 

 

 

Assessoriade Comunicação e Ouvidoria

 

JornalistaJoão Maroto: joao.maroto@ematerce.ce.gov.br

 

Fone85.3217.7872