CRATEÚS: REVITALIZAÇÃO DE MICROBACIA HIDROGRÁFICA.

AEmaterce de Crateús desenvolve o Projeto de Revitalização daMicrobacia Hidrográfica do Riacho São Francisco, distrito de Tucuns– Crateús, com recursos oriundos de convênio Ematerce/Ministériodo Desenvolvimento Agrário( MDA/ Secretaria da AgriculturaFamiliar(SAF), tendo como parceiros a Secretaria do DesenvolvimentoAgrário( SDA), a Secretaria Municipal de Agricultura, o Sindicatodos Trabalhadores(as) Rurais, o Conselho Municipal de Defesa do MeioAmbiente e as Associações Comunitárias das 16 comunidadesenvolvidas no Projeto.

AÇÕES

Asações , executadas até o momento foram: 12 (doze) Oficinas deEducação Ambiental com as famílias residentes na área da microbacia, visando à sensibilização das mesmas; a construção de 46(quarenta e seis) barragens de contenção de sedimentos, com oobjetivo de evitar o assoreamento dos riachos e açudes, além daretenção de solos de qualidade para posterior uso; o início daimplantação de um viveiro para 20.000 (vinte mil) mudas de plantasnativas, que servirão para o reflorestamento das áreas desmatadas ea recuperação das nascentes.

Como resultado das oficinas, ressalte-se um mutirãode limpeza, na sede do distrito de Tucuns, com o envolvimento dasfamílias e comunidade escolar, tendo o apoio da Ematerce ePrefeitura Municipal de Crateús. O trabalho mudou o perfil dodistrito, com relação à limpeza e foi semeada a idéia dacoleta-seletiva do lixo, onde a Secretaria de Negócios rurais e MeioAmbiente entregou, à Associação Comunitária, três coletores delixo.

CALCÁRIOPARA O PROGRAMA BIODIESEL

AEmaterce, em parceria com a Petrobras e o Governo do Estado, atravésdo Programa Biodiesel do Ceará, distribuiu 200 (duzentas) toneladasde calcário, beneficiando os agricultores familiares de Crateús eNovo Oriente, em 200 (duzentos) hectares de área, para o plantio deoleaginosas (mamona e girassol), referentes à safra 2009/2010,visando corrigir a acidez dos solos.

Aaplicação do calcário, nos solos, será feita antes da quadrainvernosa (dezembro) e os técnicos da Ematerce farão o acompanhamento e a assistência técnica aos agricultores durante aprática. Trata-se, pois, de mais uma ação extensionista, naregião, com vistas ao aumento da produção e produtividade dascitadas oleaginosas.

ASSESSORDE COMUNICAÇÃO E OUVIDOR

JORNALISTAANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA – antoniojose@ematerce.ce.gov.br