DIRETOR DO PROJETO DOM HELDER CÂMARA DIVULGA CULTIVO DO ALGODAO AGROECOLÓGICO

O Diretor do Projeto Dom Helder Câmara, Espedito Rufino de Araújo,reuniu-se, na manhã desta quarta-feira,22, no auditório da Secretariado Desenvolvimento Agrário (SDA), com dirigentes dessa secretaria e daEmaterce, além de técnicos, quando fez uma abordagem sobre a atuaçãodesse Projeto, que vem incentivando o cultivo do denominado algodãoagroecológico (colorido), com atuação em seis Estados doNordeste.

Pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário(SDA), o Engº Agrº RobertoVirgínio, da Célula Bioenergia, fez uma explanação a respeito dacultura do algodão, no Estado do Ceará, outrora um produto relevantepara a economia cearense a ponto de ser denominado de “OuroBranco”.

Afirmou o expositor Espedito Rufino ser possível a expansão de algodãoem consórcios, em mais de 100 assentamentos e comunidades rurais dosemi-árido, ao longo de três anos, com base na agricultura familiar ena agroecologia, para comercializar óleo, pluma orgânica, torta dealgodão e gergelim e óleo de gergelim e, ao mesmo tempo, melhorar aprodução de alimentos, como: milho e feijão, afora beneficiar o meioambiente. Informou, na ocasião, que o projeto acontecerá, nos Inhamunse Sertão-Central, e que 1 hectare de consórcios produz 300 quilos dealgodão; 200kg de feijão; 400kg de milho; e 50kg de gergelim.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA
ASSESSOR E OUVIDOR ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA -antoniojose@ematerce.ce.gov.br