EMATERCE ATENDE AGRICULTOR FAMILIAR NA EXPOCRATO COM CRÉDITO RURAL NUM TOTAL DE 5,2 MILHÕES

O escritório regional da Ematerce no Cariri não mediu esforços para que os participantes da Expocrato 2009 recebam todo apoio nos oito dias de exposição, iniciada no último dia 12, notadamente no que diz respeito a crédito rural e em especial às linhas de financiamento do PRONAF. Toda estrutura necessária foi montada no estande da empresa no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti. A expectativa da Ematerce é de que durante o evento, o maior do Estado do Ceará e um dos maiores do Norte e Nordeste neste segmento, sejam liberados 2240 projetos do PRONAF, atendendo o mesmo número de agricultores familiares, atingindo a marca de 5,2 milhões de reais em concessão de crédito.

Para que os agricultores familiares do Cariri sejam prontamente atendidos, gerentes da Ematerce das regiões do Cariri, Cariri Leste e Oeste estão se revezando nas instalações que a empresa montou no parque de exposições. No primeiro dia, representantes dos escritórios do Crato e Santana do Cariri, Eucileide Nogueira e Francisco Novais, respectivamente, davam suporte e forneciam informações acerca da concessão de financiamentos para agricultores familiares e outros temas. Segundo Adonias Sobreira, gerente regional da Ematerce no Cariri, dados comprovam que 70 por cento da produção agropecuária da região provêm do pequeno agricultor familiar através de diversas linhas de crédito do PRONAF, “daí a preocupação em manter esta estrutura aqui para atender nosso público-alvo”, justifica. Durante o evento, o escritório da Ematerce no Crato funcionará no Parque de Exposições Pedro Felício.

Doze agências bancárias (quatro do Banco do Nordeste do Brasil – BNB e oito do Banco do Brasil), abrangendo 28 municípios do Grande Cariri estão prontas a fornecer linhas de crédito do PRONAF aos produtores interessados. Joviniano Ferreira e João Peixoto, representantes do BNB na Expocrato, estavam presentes nos dois primeiros dias do evento, oferecendo assessoria quanto aos financiamentos. Atualmente, a Ematerce desenvolve na região cinco projetos, elaborados por 12 escritórios locais, nas mais diversas culturas que dizem respeito ao segmento, como criação de ovinos, caprinos e bovinos, irrigação, forrageira, artesanato e outras demandas agropecuárias.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

Jornalista João Maroto: joaomaroto@ematerce.ce.gov.br