Ematerce e Fetraece na 3ª Feira Cearense da Agricultura Familiar

Adiretoria executiva da Ematerce, representada pelo presidente ItamarTeixeira e pelo diretor técnico Walmir Severo, reuniu-se, na manhãdesta terça-feira, 25, com 18 gerentes regionais da empresa edirigentes da Fetraece – Federação do Trabalhadores eTrabalhadoras Rurais do Estado do Ceará – para discutirem as formasde mobilização de agricultores, para participarem da 3ª FeiraCearense da Agricultura Familiar (Feceaf), que acontecerá de 1º a 4de julho. À tarde, a reunião tem, como pauta, o andamento da 1ªetapa de Vacinação Contra a Febre Aftosa, lançada no início destemês.

A intençãoda Fetraece é que, mediante parceria com a Ematerce, milagricultores familiares se inscrevam, para o evento, que ocorrerá,no Parque de Exposições Governador César Cals, anexo ao prédio daSecretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

Valesalientar que quinhentos produtores estarão ligados diretamente àexposição e comercialização de produtos, enquanto a outra metadeparticipará de cursos de capacitação. “Isso implica dizer quedesejamos uma participação de três agricultores por município,nas duas modalidades, afirmou Walmir Severo. A feira é umarealização da SDA e Fetraece. “A exemplo de anos anteriores,colocamo-nos à disposição dos organizadores, para que o eventorepita o êxito de edições passadas”, disse Itamar Teixeira, embreve discurso, antes da abertura da reunião.

Osagricultores familiares, interessados em participar do evento, devemdirigir-se aos escritórios da Ematerce, no interior do Estado, e aossindicatos, representantes dos trabalhadores rurais nos municípios.As inscrições encerram-se, no dia 14 de junho próximo, e devemser encaminhadas à coordenadoria geral da Fetraece até o dia 18.

A 3ªFeceaf contará com unidades de demonstração (UD’s), oficinaspráticas, festival cultural, exposição de animais, mesas denegócios e atrações musicais.

Aftosa

Noperíodo da tarde, ainda no auditório da Fetraece, os diretoresexecutivos e gerentes regionais da Ematerce discutiram o andamentodos trabalhos, referentes à 1ª etapa de Vacinação Contra a FebreAftosa, que termina no próximo dia 31. Na última avaliação doMinistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), oEstado do Ceará saiu da incômoda posição de zona de riscodesconhecido, em relação à doença, passando para a de médio.

Emnovembro, haverá um segundo momento da campanha, quando serãoavaliados os resultados, obtidos na primeira cobertura vacinal. ASDA, Ematerce e Adagri orientam todos os criadores de bovinos ebubalinos, para que imunizem seus rebanhos. Ao comprar reses, ocertificado de vacinação deve ser exigido do vendedor e o gado sópoderá ser transportado com a Guia de Trânsito Animal (GTA).

=====================================================================================

Assessoriade Comunicação e Ouvidoria

JornalistaJoão Maroto: joao.maroto@ematerce.ce.gov.br