EMATERCE ENCERRA REUNIÃO TRIMESTRAL DE ATER EM BATURITÉ

O município de Baturité foi palco da última reunião trimestral de avaliação de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), promovido pela Ematerce. O evento, que aconteceu nos dias 4 e 5 de junho, e reuniu gerentes locais e regionais da área do Maciço de Baturité, Metropolitana e Sertão-Central, fecha o ciclo de encontros que vêm acontecendo desde o final de maio nas cidades do Crato, Sobral, Crateús e Limoeiro do Norte.

José Maria Pimenta, presidente da Ematerce, esteve presente ao encerramento das reuniões e mais uma vez elogiou o papel que a empresa desenvolve, no meio rural, destacando o trabalho dos extensionistas. Pimenta afirmou: “A Ematerce é feita por vocês e espero contar com o empenho do corpo funcional para que este trabalho feito ombro a ombro com o homem do campo seja divulgado para que todos tomem conhecimento das atividades desenvolvidas por nós”, falou aos presentes.

Foram discutidas com os gerentes questões administrativas ligadas ao desempenho de ações planejadas e a executar, Programa Biodiesel, Campanha Contra a Febre Aftosa, Crédito Rural e apresentação de dados financeiros da entidade. O treinamento no SPP – Web (Sistema de Programas e Projetos) – ferramenta que a Ematerce desenvolveu para melhor controlar e avaliar seus trabalhos -, alcançou cerca de 20 extensionistas que, a partir de então, serão disseminadores do “software”.

PROGRAMA AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

Na reunião de gerentes em Baturité, foi feita ainda a explanação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que está chegando ao Ceará. O PAA conta com a parceria da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Ematerce, prefeituras e sindicatos rurais.

O programa chegará a 50 municípios cearenses, inicialmente, beneficiando mil pequenos agricultores e prevê a aquisição direta de sua produção. Como ação estruturante do Programa Fome Zero, a iniciativa tem por objetivo garantir o acesso a mantimentos por pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, atendidas por programas sociais, bem como a entidades sócioassistenciais que fornecem alimentação gratuita à população. Lucinda Miranda, da SDA, uma das responsáveis pela implantação do PAA no Ceará, destaca o alcance social da ação, “Ela vem preencher duas lacunas importantes: o combate à fome e aumento da renda do agricultor familiar”. Serão empregados recursos federais da ordem de aproximadamente R$ 3 milhões e 300 mil e cerca de R$ 400 mil por parte do Governo Estadual.

========================================================================

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA