EMATERCE ENTREGA VASILHAMES A BANCO DE LEITE HUMANO PARA ARMAZENAMENTO

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { color: #0000ff } –>

A Ematerce fez, no dia06 de agosto, a entrega de vidros para armazenamento de leite maternoao Banco de Leite Humano do Hospital Albert Sabin. Os vasilhamesforam sendo recolhidos entre os funcionários desde o mês de julho,no escritório central da empresa, em Fortaleza. A entrega foi feitapela assistente social da Ematerce, Lecina Lima, e pela médicaveterinária da empresa, Ludmilla Beliche, responsáveis pelainiciativa, à coordenadora do banco de leite do hospital, ErandyFreitas, que agradeceu a iniciativa.

O banco de leite doHospital Albert Sabin recolhe, diariamente, cerca de 10 litros deleite humano que são destinados a crianças internadas na unidade,após uma triagem para avaliar suas necessidades. A prioridade édada a bebês prematuros, aos portadores de infecção neonatal,crianças procedentes do interior que apresentam estado dedesnutrição e aquelas em fase pré-operatória, além dasinternadas no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do hospital.

Segundo Erandy Freitas,o leite coletado no banco passa por um controle de qualidade até quechegue ao consumo humano. O processo compreende três etapas básicas:uma avaliação quanto a acidez do leite; pasteurização e,finalmente, a análise microbiológica.

O Banco de leite Humanodo Hospital Albert Sabin tanto faz a coleta em suas instalações,após uma “anamnese” das doadoras, como também busca o leite naresidência das mulheres dispostas à doação, “isso denota que obanco de leite já é conhecido por alguns setores”, diz Erandy.Ela destaca ainda a participação da sociedade neste tipo de doaçãocomo forma de dar uma melhor condição de desenvolvimento a criançasportadoras de alguma deficiência nutricional, “para isso éessencial a participação da mídia no processo”, enfatiza.

O banco de leite recebevasilhames de maionese e café solúvel com tampas plásticas emmedidas que são consideradas ideais para o armazenamento: 150, 180 e200 ml. A assistente social da Ematerce, Lecina Lima, pretendedisseminar o recolhimento destes vasilhames nos escritóriosregionais da empresa espalhados pelo Estado do Ceará. “Esperamoscontar com o envolvimento dos nossos colegas e da sociedade civilcomo um todo nesta ação humanitária, disponibilizando os postos daEmaterce como um agente de coleta dos vasilhames”, diz.

Trinta e cinco mulheresestão inscritas no banco de doadoras de leite humano do AlbertSabin. Anualmente, como parte da Semana Mundial de Amamentação, queeste ano acontece de 1º. A 07 de agosto, o banco de leite realizaoficinas com o objetivo de sensibilizar profissionais da área desaúde e contar com seu engajamento quanto a importância doaleitamento materno. O tema da semana de 2009 enfoca a importânciado “Aleitamento Materno em Situações Emergenciais”.

ASSESSORIA DECOMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

JORNALISTA JOÃOMAROTO: joaomaroto@ematerce.ce.gov.br