EMATERCE NO 5º CAJU NORDESTE

30 de novembro de 2009 - 03:00

A Ematerce, como uma das instituições organizadoras, participa, amanhã, 19, até  22 de novembro de 2008,  na cidade de Beberibe-CE, do 5º Caju Nordeste, tendo como Tema Central: “Negócios com inovação e integração na cadeia produtiva do caju”. Este evento, itinerante, realiza-se, a cada ano, em um município distinto, dentro do território cearense.

Segundo o assessor técnico da Ematerce, especialista em cajucultura, lotado no escritório estadual, em Fortaleza, Engº Agrº Egberto Targino Bonfim, a Ematerce é um dos órgãos organizadores desse evento e dele participa por meio de seus extensionistas e agricultores assistidos, em Beberibe, e municípios circunvizinhos.

Informou, ainda, Bonfim que as ações extensionistas, na cajucultura cearense, são impactantes, haja vista tratar-se de um produto de destaque, na pauta de exportação de amêndoas do caju, o que gera divisas e empregos diretos e indiretos no Estado. Acrescentou que a empresa, por seu intermédio, e do técnico agrícola José Marcílio Simão dos Santos, lotado no escritório da Ematerce, em Redenção, proferirão palestra sobre a “Viabilidade Econômica do Cajueiro”.

AÇÕES EXTENSIONISTAS

Sobre as ações extensionistas, o presidente da Ematerce, Engº Agrº José Maria Pimenta, explicou que a Cajucultura vem sendo, implementada em 60 municípios zoneados, por exercer importante papel socioeconômico no Estado. Como é destaque, na produção de alimentos e na geração de empregos(25 mil no campo e 16 mil na indústria), a Ematerce elabora projetos para a recuperação de cajueiros improdutivos, com o uso da enxertia, além de introduzir o cajueiro-anão precoce, para aumentar a produção, a produtividade e a qualidade do caju, tendo em vista a produtividade-média de um hectare de cajueiro ser de 250 a 300 quilos por hectare, baixa em relação à do cajueiro-anão precoce. .

A empresa executa, de forma sustentável, o Programa de Expansão e Renovação da Cajucultura, levando-se em consideração ocupar o 2º lugar na pauta de exportações do Ceará, com a arrecadação de, aproximadamente, US$ 160 milhões com a comercialização de amêndoas de castanha. Informou, ainda, que a produção estimada, para 2008, é de 120 a 130 mil toneladas.

Ressaltando o trabalho de assistência técnica e extensão rural, enfatizou que, no corrente ano, a Ematerce distribuiu 1 milhão mudas de cajueiro-anão precoce, beneficiando 2.500 agricultores familiares. e ocupando uma área de 5 mil hectares. A respeito da substituição de copas em cajueiros improdutivos, afirmou estar sendo realizada, numa área de 800 hectares, atendendo 300 cajucultores. No Estado do Ceará, há 57 mil cajucultores, sendo que 8 mil são assistidos pela Ematerce. Destacou, em seguida, que o pedúnculo do caju oferece mais de 50 tipos de produtos derivados, como: mel, cajuína, rapadura, vinho, licor, caju cristalizado e doces

A programação, rica e diversificada, dá ênfase na realização de atividades práticas, nas quais os participantes interagirão com os instrutores, em oficinas técnicas, minicursos e demonstrações, cobrindo vários aspectos dentro da cadeia produtiva do caju.

Atrações da programação

Painéis temáticos abordando os seguintes temas no âmbito da cultura do cajueiro: políticas públicas e ações de desenvolvimento; conjuntura atual e viabilidade econômica; inovação tecnológica; e oportunidades de negócios.
Oficinas técnicas, minicursos e demonstrações sobre o cultivo do cajueiro, a colheita e pós-colheita e o processamento da castanha e do pedúnculo do caju.
Feira do caju, com participação das instituições parceiras do evento e de pequenos empreendedores rurais e artesãos, que exporão e comercialização os seus produtos e serviços.
Culinária do caju, com festival gastronômico e oficinas de preparação de alimentos à base de caju.
Entrega do troféu “Caju de Ouro”.

Eventos paralelos

Encontro regional de produtores de cajuína.
Lançamento do livro “Agronegócio do Caju no Ceará: cenário atual e propostas inovadoras”, editado pelo INDI/FIEC.
Caravanas de produtores rurais.
Festa regional da Rainha do Caju e atrações artísticas, culturais e turísticas.
=======================================================================
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA
ASSESSOR E OUVIDOR ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA
antoniojose@ematerce.ce.gov.br
Fone: 3101.7872