EMATERCE PROSSEGUE DISTRIBUINDO SEMENTES

30 de novembro de 2009 - 03:00

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

 

As sementes defeijão, milho, arroz e mamona, oriundas do Programa Hora de Plantar2010, foram distribuídas em Groaíras e em outros municípios da RegiãoNorte. Ainda, neste mês, todos os municípios do Ceará,que não foram beneficiados, receberão as sementes, adquiridaspelo Governo do Estado.

 

Agricultores familiaresdo município de Groaíras, na Região Norte, começaram a receber assementes do Programa Hora de Plantar 2010. Devem ser distribuídasoito toneladas de sementes de alto padrão genético aos produtorescadastrados. Além de Groaíras, a Ematerce faz a distribuiçãode sementes nas localidades de Sobral, Forquilha e Alcântara. Todosos municípios cearenses, que ainda não foram atendidos, receberãoas sementes no início de fevereiro.

 

A meta da Secretaria doDesenvolvimento Agrário (SDA), para este ano, é fazer adistribuição de 4.140 toneladas de grãos de feijão, milho, arroze mamona, num investimento total de R$ 17.087.650,00, incluídas,nesse valor, 715 mil mudas de cajueiro-anão precoce; 1.500 toneladasde colmos de sementes de cana-de-açúcar; 30 mil metros cúbicos demandioca e 5 milhões de raquetes de palma forrageira.

 

O número de produtoresfamiliares, beneficiados, este ano, com a distribuição de sementespela Ematerce já é superior ao do ano passado, diz Maria GoreteFreire, do escritório da empresa em Sobral. A orientação é que oagricultor espere a hora certa de fazer o plantio da cultura, ouseja, quando as chuvas começarem a dar sinal de que vieram paravingar.

 

GARANTIA-SAFRA

 

Aproximadamente, R$ 100milhões estão sendo injetados, no interior do Estado, oriundos doPrograma Garantia Safra, contemplando agricultores familiares queperderam a safra em 2009. São cerca de 181 mil beneficiados em todoo Ceará. As adesões, para o programa no exercício de 2010, foramencerradas, de acordo com Camilo Santana, titular da SDA. Duzentos enoventa e um mil agricultores familiares estão aptos a receber obenefício, caso tenham perda na colheita, acima de 50%, devido àseca ou à enchente.

 

===========================================================================

ASSESSORIA DECOMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

 

JORNALISTA JOÃOMAROTO: joao_maroto@ematerce.ce.gov.br

FONE: 85.3217.7872