EMATERCE RECEBE ELOGIOS PELO TRABALHO CONTRA AFTOSA

30 de novembro de 2009 - 03:00

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { color: #0000ff } –> <!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

 

  A Ematerce, uma das parceiras, na Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa, trabalhou com eficiência e recebeu elogios do secretário Camilo Santana, da SDA, e do presidente da Adagri, Edilson Castro. Esta deferência deve-se ao fato de o Estado do Ceará bater orecorde de cobertura vacinal contra a febre aftosa, nesta segundaetapa da campanha, encerrada no último dia 31. A informação foidada, na manhã desta quinta-feira, 26, pelo Secretário doDesenvolvimento Agrário do Estado, Camilo Santana, duranteentrevista coletiva à imprensa em seu gabinete.

 O percentual imunizadofoi de 88,4 por cento de um rebanho de 2,3 milhões de bovinos e pelaprimeira vez o período de vacinação não foi prorrogado. Este ano,a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) contou comapoio de agentes da Secretaria de Saúde (Sesa), Detran, Comando dePoliciamento Rodoviário (CPRV), Polícia Rodoviária Federal (PRF) ecom a participação eficiente da Ematerce durante a realização dacampanha.

 A primeira etapa devacinação contra a febre aftosa iniciou-se, em abril de 2009,,quando o índice de cobertura vacinal chegou a 85,8 por cento e 39municípios ficaram com percentual abaixo de 80 por cento.

 Na segunda etapa,início de outubro último, o índice subiu para 88,4 por cento, oque implica em 2 milhões e 74 mil animais vacinados. Seis municípiosconseguiram vacinar a totalidade de seus rebanhos: Chaval,Martinópole, Uruoca. Maracanaú, Piquet Carneiro e Barroquinha. JáFortaleza, Caucaia e Itapiúna ficaram com níveis de coberturavacinal abaixo de 80 por cento.

 O Estado do Cearáespera sair da posição de risco desconhecido com relação àaftosa para a situação de médio risco. Para tanto, aguarda oresultado de auditoria do Ministério da Agricultura, Pecuária eAbastecimento (MAPA), que pode elevar esse status. “Todas asexigências do Ministério estão sendo cumpridas”, frisou Santana,ao afirmar que espera ansiosamente a divulgação da auditoria.“Nesse sentido, realizamos concurso público para admissão detécnicos na Adagri, aumentamos a capilaridade da agência, nointerior do Estado, e elevamos consideravelmente o número de emissãode Guia de Transporte Animal (GTA)”, complementou o secretário. Doinício da campanha, em abril, até a presente data, o número deGTAs, emitidas, passou de 100 para, aproximadamente, 5000 por mês.

 PÓS-CAMPANHA

 Finalizada a campanha,a intensificação dos trabalhos, agora, volta-se para o que échamado de “vacinação compulsória”, ou seja, a imunização deanimais que ficaram fora da cobertura. Todos os dados referentes àCampanha de Vacinação Contra Febre Aftosa podem ser acessados, porintermédio do Sidagro, ou seja, um banco de dados automatizado cominformações atualizadas sobre o processo. Para ter seu rebanhovacinado, disse que o pecuarista inadimplente paga a multa de R$12,00 por cabeça e pode emitir a GTA para transporte do animal,desde que também comprove a imunização na campanha anterior. Cadadose da vacina custa o equivalente a R$ 1,20, “um investimentomuito pequeno comparado aos prejuízos que um surto da doença possatrazer”, diz Camilo Santana.

 Caso o Ceará tenha suaposição alterada para risco médio, com relação à aftosa, asrestrições comerciais, no tocante ao rebanho local devem acabar. Aelevação da posição também dá às exposições agropecuárias,no Estado, maior valorização e ainda permite a exportação daqualidade genética de ovinos e caprinos, na qual o Estado é umareferência.

 =======================================================================

 ASSESSORIA DECOMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

 JORNALISTA JOÃOMAROTO: joaomaroto@ematerce.ce.gov.br

 FONE: 85.3217.7872