EMATERCE: TRABALHANDO PARA A SUSTENTABILIDADE DA AGROPECUÁRIA CEARENSE

30 de novembro de 2009 - 03:00

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } –>

 

  A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará(Ematerce) marca presença, no XIV Seminário Nordestino de Pecuária(Pecnordeste), de 14 a 17 de junho de 2010, no Centro de ConvençõesEdson Queiroz, em Fortaleza-CE, não apenas com a participação deagricultores familiares, assistidos pela Extensão Rural do Ceará,que comercializam produtos da Agricultura Familiar.

Aempresa, por intermédio de sua diretoria executiva, participa detodos os eventos do XIV Pecnordeste, nas pessoas dos EngenheirosAgrônomos Itamar Teixeira Bezerra (presidente) e Walmir SeveroMagalhães (diretor técnico) e do Advogado Francisco CristianoMaciel de Goes (diretor administrativo e financeiro). Presentes,também, gerentes regionais, locais, assessores estaduais eextensionistas de vários escritórios.

 

ParaTeixeira, a participação da empresa, neste seminário, é umaoportunidade ímpar, haja vista proporcionar uma reciclagem para seustécnicos, nos diversos assuntos, apresentados e debatidos, além demostrar aos visitantes os variados produtos da Agricultura Familiar,cujos produtores rurais recebem assistência técnica da Ematerce.“É, sem dúvida, uma iniciativa da Federação da Agricultura ePecuária no Estado do Ceará (Faec) elogiável e de resultadosimpactantes, que contribuem para acelerar o processo dedesenvolvimento sustentável da pecuária nordestina e, em especial,a do Ceará”, ressalta Teixeira.

 

Opresidente da Ematerce, Engº Agrº Itamar Teixeira Bezerra, fazquestão de destacar que o órgão oficial de assistência técnica eextensão rural do Ceará vem recebendo apoio irrestrito dogovernador Cid Ferreira Gomes, e do secretário da SDA, AntonioAmorim, para que seja uma empresa pública, funcionando, de formaeficiente e com eficácia, voltada para melhorar as condições devida das famílias rurais, sobretudo dos agricultores de basefamiliar, responsável pela produção de mais de 70% de gênerosalimentícios.

 

ATUAÇÃONA PECUÁRIA

 

ABovinocultura Leiteira é assistida pela Ematerce, em 183 municípios(exceto Fortaleza) do Estado, por intermédio dos 71 escritórioslocais e 08 postos de atendimento. São assistidos quase 18.000agricultores familiares que atuam com a bovinocultura leiteira e maisde 229.500 animais, com uma produção de quase 67 milhões de litrosde leite ao ano.

 

Segundoo assessor estadual de bovinocultura de leite, Daniel Aguiar Camurça,visando colocar os agricultores familiares, no mercado de venda deleite, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA – atravésda Ematerce e do Instituto Agropolos do Ceará , distribuiu aospecuaristas familiares 100 tanques de resfriamento de leite comcapacidade volumétrica variando de 1.500 a 4.500 litros. Essestanques estão locados nas principais bacias leiteiras do Estado ( 10territórios) e em quase 60 municípios, por meio de 98 associaçõese/ou grupos de produtores familiares.

 

AfirmouCamurça que, no momento, a produção dos agricultores familiares écomercializada, de forma correta, saudável e direta aos laticínios,que, a cada 48 horas, podem buscar a produção de até 40 produtoresem apenas um tanque, facilitando a logística de transporte. Alémdos tanques de resfriamento de leite, também foram distribuídoskits de higienização de ordenha (iodo, caneca de fundo preto,frasco aplicador, reagente, CMT, papel- toalha e detergente) a maisde 1800 produtores e kits de análise de leite, para serem usadospelos produtores, logo antes de colocarem no tanque de resfriamentodo leite.

 

Osprodutores de leite, assistidos pela Ematerce, recebem orientaçõesde Ater, continuamente, sobre manejos alimentar, sanitário ereprodutivo. Para o ano de 2010, a Ematerce ministrará, somente embovinocultura leiteira, 12 cursos para técnicos, 20 cursos paraagricultores familiares, 12 encontros sobre a higienização doleite, 05 dias de campo, 03 dias especiais, 03 UTDs sobre palmaforrageira, 04 intercâmbios dentro do estado e 01 intercâmbio parafora do estado. Tudo isso visando capacitar os técnicos eagricultores familiares e assim promover uma melhoria na produçãode leite no Ceará.

 

OVINOCAPRINOCULTURA

Serãodesenvolvidas, no ano de 2010, com apoio do MDA , capacitações paratécnicos e agricultores familiares, Dias de Campo e IntercâmbiosTécnicos, atividades complementares à assistência técnica eextensão rural. A assessoria técnica da Ovinocaprinocultura daEmaterce participa do Pecnordeste-2010, representada por PedroAlberto Carneiro Mendes, Médico Veterinário, que faz parte daComissão Técnico-Científica e que presidirá a duas mesas, nosdias 15 e 16 de junho, e pela Médica Veterinária Ludmilla BélicheAlves Costa, que será presidente de mesa-redonda em duas palestras,ministradas no segmento da Ovinocaprinocultura. A técnica daEmaterce, Ludmilla Béliche, deu as informações, abaixodiscriminadas, a respeito da atuação da empresa com caprinos eovinos.

 Caprinoculturano ano de 2009

 Número de municípios atendidos na atividade: 100 municípios

      1. Agricultor Familiar Assistido: 5.470

      2. Rebanho Assistido: 87.566

      3. Empregos Gerados: 429

 

Ovinoculturano ano de 2009

 Número de municípios atendidos na atividade: 125 municípios

      1. Agricultor Familiar Assistido: 10.353

      2. Rebanho Assistido: 201.407

      3. Empregos Gerados: 987

 APICULTURA

 Naapicultura, em 2010, segundo o assessor estadual da Ematerce, MédicoVeterinário Crisanto Alves Araújo, que, no Pecnordeste, presidiráà mesa da palestra sobre Exploração Sustentável dos RecursosAmbientais, a meta é assistir a 4.043 apicultores, sendo 16.172beneficiários. Em termos de colméias povoadas, assistir 90 mil, comprodução estimada de 2,4 toneladas de mel, com produtividade de27,72 quilos por colméia. A previsão, com essa atividade, é gerar,neste ano, 860 empregos diretos. Frise-se, também, que aEmaterce contribui com a excelente qualidade do mel, produzido noCeará.

 InformouAraújo que, dentre as ações, estão os manejos de apiários ecolméias; revisão sistemática dos apiários assistidos;alimentação artificial dos enxames, notadamente na época deflorada escassa; melhoramento genético das abelhas-rainhas; trocaanual (sempre que necessária) de rainhas e cera alveolada do ninho;o uso de tela excluidora de rainhas, no ninho, além de orientarquanto às Boas Práticas de Fabricação (BPF) direcionadas para acolheita do mel.

 

 OUTRASREALIZAÇÕES

AEmaterce é responsável, ainda, pelo cadastramento de mais de 300mil agricultores para o Programa Garantia-Safra, o que representa 50%a mais de todos os agricultores, cadastrados pelos nove Estados daregião nordestina. Na campanha de vacinação contra a febre aftosa,em sua 1ª etapa, em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária(Adagri), alcançou um índice acima de 90% dos rebanhos bovino ebubalino. Foi, ainda, responsável pelo cadastramento de mais de177 mil Unidades de Produção Agropecuária(Upa) em 120 municípiosdo Estado. Destaque-se, também, que distribuiu mais de 3 milhõesde quilogramas de sementes aos agricultores familiares do Ceará,beneficiários do Programa Hora de Plantar do Governo do Estado.

 

UMPOUCO DA EMATERCE

 

Éuma empresa pública, vinculada à Secretaria do DesenvolvimentoAgrário do Ceará (SDA). Atua nos 184 municípios do Estado, pormeio de 71 escritórios locais, 18 regionais, 15 postos avançados,01 estadual, em Fortaleza, e 2 centros de treinamento. Em 16 defevereiro último, completou 56 anos de criação, sucedendo aextinta Ancar (Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural).

 

AEmaterce tem por missão contribuir para o desenvolvimento ruralsustentável do Estado do Ceará, com ênfase na Agricultura Familiare suas organizações, com o uso de processos participativos econstrução coletiva, que assegurem a inclusão social.

 

Osprincípios norteadores são: o foco no desenvolvimento sustentávelda Agricultura Familiar; a busca pela obtenção de resultadossatisfatórios e impactantes; a visão do agronegócio familiar e oestabelecimento de parcerias, sem falar que trabalha, com vistas àprofissionalização dos servidores e dos agricultores e àconseqüente melhoria da qualidade de vida das famílias rurais.

 

Destaque-se, ainda, que a Ematerce busca a sustentabilidade do setoragropecuário cearense, mediante ações extensionistas, capazes degerarem emprego e renda. É da competência da Ematerce executar,respaldada nos princípios éticos e profissionais, as políticasagrícolas, com a implementação dos programas e projetos dosGovernos Estadual, Municipal e Federal e instituições afins. Ogrande desafio da empresa é a gradual universalização daassistência técnica e extensão rural aos agricultores, sobretudoos de base familiar.

 

=================================================================================

 Assessorde Comunicação e Ouvidor

 JornalistaAntonio José de Oliveira antoniojose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872