EXPANSÃO DA MAMONA

30 de novembro de 2009 - 03:00

Editorial

Expansão da mamona

 
A expansão acentuada do cultivo da mamona representa fator decisivo para o sucesso do Programa Nacional do Biodiesel. No Ceará, essa oleaginosa sustentou, há décadas, um ciclo bem- sucedido de agroindústria, com o aproveitamento do óleo extraído do caroço para uso industrial e para exportação. A queda na cotação de preços e o desmonte do parque industrial impuseram sua erradicação.

Novas condições surgem para o revigoramento da mamona, especialmente com o início da produção da unidade industrial de refino da Petrobras, instalada em Quixadá, absorvendo a produção do Nordeste. A própria empresa petrolífera e o governo do Estado se associaram para nivelar em R$ 1,00 a cotação do quilo da carrapateira, estimulando o seu plantio.

A Ematerce foi a empresa de desenvolvimento rural escolhida para executar, com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, o Programa de Biodiesel no Ceará, priorizando as orientações prestadas aos agricultores em todos os níveis da cadeia produtiva. Os primeiros resultados apontam o cadastramento de 177 mil unidades de produção em 120 municípios do Estado.

O pequeno produtor rural, especialmente, não alimentava muita expectativa nos programas governamentais de grande monta, especialmente um como o Biodiesel, destinado a promover uma verdadeira revolução verde na produção primária regional. A falta de informação e o próprio distanciamento dos executores desses empreendimentos provocam esse clima de desconfiança.

No ano passado, entretanto, as próprias atividades de assistência técnica e extensão rural se incumbiram de realçar as vantagens da retomada do plantio da mamona, possibilitando um incremento de 901,74% no número de produtores assistidos quando comparado com o desempenho de 2007. A área física, objeto dos tratos culturais inovadores, alcançou 12.302 hectares, com aumento de 547,13% em relação ao ano anterior.

Os primeiros efeitos práticos dessa política moderna se registraram na geração de 3.144 empregos no campo, onde os postos de trabalho há muito não surgiam. A vantagem do Biodiesel é oferecer oportunidade de absorção tanto da produção da agricultura familiar, ainda sujeita ao trabalho de motivação dos serviços de extensão rural, como da grande plantação.

Os projetos de extensão rural no Ceará estão bastante diversificados, englobando o incremento do plantio do cajueiro-anão precoce, do cultivo do milho híbrido, da expansão da bovinocultura de leite , o crédito fundiário e o combate à pobreza. As conseqüências decorrerão dos investimentos realizados, no valor de R$ 22,7 milhões, previstos no monitoramento de ações e projetos prioritários, representando 87% das dotações de fontes federais e do Estado.

Voltada prioritariamente para a agricultura de base familiar, a extensão rural poderá ser o instrumento essencial na mudança do perfil econômico da economia primária do Ceará, onde a mamona poderá ter papel relevante.

 
(Cópia, na íntegra, do Edital do jornal Diário do Nordeste, edição do dia 9 de março/2009)
 
==========================================================================
ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO E OUVIDOR
JORNALISTA ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA – antoniojose@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7872