IPUEIRAS: GOVERNO ITINERANTE ENCERRA VISITAS DE 2009

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

O comparecimento dogoverno itinerante ao município de Ipueiras, no último dia 5,encerrou o calendário de 2009 de visitas da administração estadualàs cidades do interior. Na oportunidade, o governador Cid Gomes,acompanhado de todo o secretariado e dirigentes da administraçãodireta e indireta, assinou ordens de serviço e celebrou convênioscom a prefeitura local e de municípios vizinhos. Quinze agricultoresfamiliares da localidade e proximidades participaram da Feira daAgricultura Familiar, promovida pela Ematerce. O secretário adjuntodo Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, inaugurou uma casa defarinha no assentamento Boa Esperança, beneficiando doze famílias.

“Estas visitasaproximam o governo das pessoas e as pessoas do governo”, disse CidGomes ao oficializar Ipueiras como Capital do Estado por um dia. OGovernador, em audiência pública, respondeu a várias questões quetiveram como tema Infraestrutura, segundo ele, “prioritário para odesenvolvimento do Ceará”, e promoveu ações que trarãomelhorias a Ipueiras e região. Dentre as quais, assinou ordem deserviço para criação da Escola de Ensino Médio Regular nomunicípio; celebrou termos de adesão ao Programa de CooperaçãoFederativa, no valor de R$ 4.278.376,00, beneficiando os municípiosde Carnaubal, Crateús, Croatá, Graça, Ipu, Ipueiras, MonsenhorTabosa, Nova Russas, Pires Ferreira, Santa Quitéria e Varjota, alémda entrega de certificados de participação no Projeto CriandoOportunidades.

No âmbito do setoragrícola, na companhia do secretário Camilo Santana e do presidenteda Ematerce, José Maria Pimenta, o Governador do Ceará liberourecursos do programa São José para agricultores familiares eassinou o termo de cooperação técnica da Agrovila para o municípiode Granja. Fez também a entrega de carta de crédito paraimplantação de casa de farinha no município de Ipueiras.

No período da tarde, oPresidente da Ematerce, acompanhado dos secretários Joaquim Cartaxo,das Cidades; César Pinheiro, dos Recursos Hídricos, e da presidenteem exercício do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente,Teresa Farias, participou do Fórum de Desenvolvimento Regional, noSindicato dos Trabalhadores Rurais.

A FEIRA

A Ematerce, como sempreacontece nestas ocasiões, promoveu a Feira da Agricultura Familiar,no espaço denominado Praça da Cidadania, reunindo 15 agricultoresfamiliares. No escritório itinerante da empresa, técnicos daEmaterce prestavam informações acerca das demandas dos agricultorese faziam a emissão de GTA (Guia de Transporte Animal), Declaraçãode Aptidão ao Pronaf, Certificado Fitossanitário de Origem,Cadastro dos Programas Biodiesel e Garantia Safra.

Artesanato, mel,cachaça orgânica, frutas, verduras e hortaliças estavam entre osprodutos expostos e comercializados pelos pequenos produtores.Raimundo Araújo de Brito, agricultor do distrito de Olho d’água dosGalvões, em Ipueiras, comemorava a oportunidade de estar na feira.Disse que a venda de suas hortaliças e verduras estava indo de ventoem popa, “é mais uma forma de mostrar e vender o que a genteproduz a maior número de pessoas”.

No assentamento Boaesperança, distante cerca de 38 quilômetros da sede de Ipueiras, osecretário adjunto do Desenvolvimento Agrário, Antonio Amorim,inaugurou uma casa de farinha. Com recursos da ordem de R$ 31.800,00,a iniciativa beneficiará diretamente 12 famílias.

ASSESSORIA DECOMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

JORNALISTA JOÃOMAROTO: joao_maroto@ematerce.ce.gov.br