ITAPIPOCA: EMATERCE REALIZA DIA ESPECIAL SOBRE PRODUÇÃO E PROCESSAMENTO DA MANDIOCA

30 de novembro de 2009 - 03:00

 Coma participação de mais de 150 agricultores, a Ematerce realizou, nodia 18 de setembro de 2009, na localidade de Pirangi, município deItapipoca-CE, na propriedade do agricultor familiar João Rosa, umDia Especial, com recursos financeiros do Ministério doDesenvolvimento Agrário (MDA/SAF/DATER), sobre Produção eProcessamento da Mandioca, cumprindo, assim, as normas do convênioentre a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), a Associaçãodos Produtores de Mandioca do Pirangi e a Ematerce.

  Segundoo assessor de Mandiocultura, no âmbito da Ematerce, Engº AgrºAntonio Raimundo dos Santos, no tocante à parte de produção,ocorreu a validação de variedades, com característicasindustriais, visando à produção de farinha e fécula. Informou,ainda, que esse trabalho é desenvolvido em parceria com aEmbrapa/Ematerce/Agricultor Familiar. Acrescentou que estão sendovalidadas oito cultivares, para produção de farinha, tendo comotestemunha duas variedades locais, ou seja, Guarani e Cruzeiro.

 Otécnico da Ematerce disse mais que foi feito um teste, paradeterminar a a melhor época de plantio (parcela plantada em março;outra, após 30 dias; e a terceira, após 60 dias). Trata-se, pois, de um teste realizado pela Ematerce/Centec/Agricultor/Banco doNordeste do Brasil. Houve teste, também, para determinar a melhorépoca de se iniciar as capinas, sendo a primeira 30 dias após oplantio; e a segunda, depois de 60 dias do plantio. O trabalho é umaparceria da Ematerce/Centec/Agricultor/Banco do Nordeste.

 Notocante ao processamento da mandioca, destaque-se a fabricação defarinha, obedecendo às boas práticas de fabricação. Foi mostrada,durante o evento,, uma casa de farinha, construída com recursosfinanceiros do Tesouro Estadual, repassados pela SDA, medianteconvênio SDA/agricultor familiar/Ematerce.

 ODia Especial contou com a participação de líderes políticos,presidentes de sindicatos dos trabalhadores(as) rurais, associaçõescomunitárias e extensionistas. Pela Ematerce, representando adiretoria executiva, compareceu o gerente de Apoio Técnico (Geate),Engº Agrº Cláudio Matoso; Antonio José Praciano, gerente regionalMeio Norte; e Antonio Zival, gerente do escritório de Itapipoca.

 PelaSecretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), marcaram presençaItamar Lemos, coordenador de Agricultura, e Francisco Marcílio Melo,assessor de mandiocultura.

 DESENVOLVIMENTODA MANDIOCULTURA

 Ressaltouo assessor estadual da cultura, pela Ematerce, Engº Agrº AntonioRaimundo dos Santos, que o Projeto de Desenvolvimento da Cultura daMandioca, apoiado pelo Governo do Estado, coordenado pela SDA eexecutado pela Ematerce, tem como principal objetivo fortalecer emodernizar o agronegócio da cultura no Estado, tornando-o atrativo,sustentável e competitivo.

 Acultura da mandioca constitui a base da economia dos agricultoresfamiliares das regiões litorânea, Chapada do Araripe e parte daChapada da Ibiapaba. Ainda que haja uma intensificação daexploração de culturas permanentes, na zona mandioqueira, a culturada mandioca persiste por ser responsável pela ocupação da maiorparcela da força de trabalho das famílias rurais, além de ser abase alimentar dessas famílias e seus animais.

 

Dissemais que 85% da produção de mandioca do Ceará é transformada emfarinha, sendo totalmente destinada à alimentação humana,principalmente para a população de menor poder aquisitivo. Explicouser a farinha processada em pequenas unidades fabris, as chamadas“casas de farinha”, situadas nas próprias propriedades. Osequipamentos são primitivos, com exceção dos motores a explosão eelétrico, e a energia elétrica, monofásica, bastante difundida nointerior cearense.

 ASSESSORDE COMUNICAÇÃO E OUVIDOR

 JORNALISTAANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA – antoniojose@ematerce.ce.gov.br

 FONE3217.7872