Itapipoca realiza dia de campo sobre cultivo da mandioca

30 de novembro de 2009 - 03:00

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

 

O cultivoda mandioca foi tema de Dia de Campo realizado na últimasexta-feira, 9, na localidade de Piranji, em Itapipoca. Cerca de 200agricultores da região e de outros municípios cearensesparticiparam do evento, numa promoção da Secretaria doDesenvolvimento Agrário (SDA), Ematerce, Instituto Centro de EnsinoTecnológico (Centec) e Embrapa. O objetivo do evento é revitalizartoda a cadeia produtiva da cultura da mandioca no Estado do Ceará.

 

Divididosem grupos de 20 integrantes, os participantes passaram por estaçõesmontadas numa área de plantio, onde tiveram a oportunidade deconhecer todo o processo de cultivo do arbusto, desde a escolha deespécies até a produção da farinha. O presidente da Ematerce,Itamar Teixeira, destacou a importância da iniciativa, lembrando queo cultivo está presente em todo o Estado, “é uma prática comumno nosso meio rural e por isso queremos dedicar toda a atenção,inclusive com disseminação de novas técnicas e espécies,melhorando cada vez mais a qualidade da mandioca”, disse.

 

Após ainscrição e recebimento de tíquetes para um lanche na estaçãoinicial, os agricultores eram encaminhados para as paradas seguintes.Nelas, recebiam informações sobre tecnologia utilizada no plantio,tamanho das manivas, época de plantio, adubação e capina, dentreoutras. Zara Costa, da unidade da Embrapa em Cruz das Almas, naBahia, orientava sobre as espécies atualmente cultivadas e o que ospesquisadores da empresa vêm estudando e sugerem para plantio,visando maior produtividade, levando-se em conta nossas condiçõesclimáticas.

 

Ela faloude espécies resistentes à seca, que mantêm folhagens para sustentode rebanhos, como as variedades verdinha, caipira e tapioqueira.Também fez a apresentação de híbridos da chamada “Família2000”, que realiza o cruzamento de variedades, objeto de pesquisaatualmente, com bons resultados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desde2006, o cultivo da mandioca vem recebendo atenção especial deórgãos que, trabalhando em parceria, visam a revitalização dacultura. O BNB atua no financiamento de pesquisas e tecnologiadesenvolvidas pela Embrapa, com apoio logístico do Centec eassistência técnica da Ematerce ao pequeno produtor.

 

Na últimaestação, os agricultores receberam informações do engenheiroagrônomo da Ematerce, Maurício Magalhães, sobre o processamento daraiz da mandioca. Conheceram os equipamentos necessários para umacasa de farinha, os cuidados que devem ser observados na produção,como higiene e manutenção do maquinário, práticas de fabricaçãoe resultado econômico.

 

 

 

 

 

Assessoriade Comunicação e Ouvidoria

 

JornalistaJoão Maroto: joao.maroto@ematerce.ce.gov.br

 

Fone85.3217.7872