MISSÃO TÉCNICA PARAENSE CONHECE TRABALHOS DA EMATERCE

lt;!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

Conhecer os trabalhos,desenvolvidos pela Ematerce em agricultura irrigada, fruticultura,plantio do caju, criação de ovinos e caprinos e outros cultivos.Esse é o objetivo de uma missão composta por 35 pessoas do Estadodo Pará, dentre integrantes do quadro técnico da Emater-PA,Embrapa, representantes de secretarias municipais de agriculturadaquele Estado e pequenos produtores rurais, em visita ao Ceará.Eles estiveram reunidos na manhã de ontem, 8 de dezembro, noauditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), comtécnicos da Ematerce, em palestra sobre metodologias adotadas pelaempresa em diversas cadeias produtivas.

Estavam presentes opresidente da Ematerce, José Maria Pimenta, e o diretor técnico,Walmir Severo. Os visitantes conhecerão experiências queagricultores familiares vivenciam em diversas culturas, deseu interesse, sob assistência técnica da Ematerce. A missão jápassou por cidades como Petrolina, Aracaju e Pacajus. Nesta última,visitou a unidade da Embrapa, onde são executadas técnicas deprodução e beneficiamento do caju. Nda quarta-feira, a missãosegue em direção à Serra da Ibiapaba, onde visita unidades decultivo protegido, Projetos Mandalla e Horo-Sazonal. Na sexta, 11,conhece criações de ovinos e caprinos em Sobral.

Em pronunciamento aospresentes, José Maria Pimenta colocou a Ematerce à disposição damissão, oferecendo todo o apoio técnico de que precise. Falou sobrea importância de experiências como o cultivo protegido, para atenderum consumidor cada vez mais exigente, “e o agricultor tem quepassar a desenvolver técnicas para atender esse nível de exigênciacada vez maior”, destacou. Pimenta comentou sobre a recente viagemque fez à Espanha e Marrocos, onde visitou áreas de cultivosprotegidos, nas quais os produtores chegam a colher até 300 toneladasde tomate, por hectare.

PALESTRAS

Os integrantes damissão conheceram alguns trabalhos, desenvolvidos pela SDA, atravésda palestra de Erivan Marreiros, assessor estadual de AgriculturaIrrigada da Ematerce, que falou sobre ações de assistência técnicae extensão rural, como: certificação de produtos orgânicos,projetos estruturantes do Governo do Estado, a exemplo do Mandalla,Horo-Sazonal, Agricultura Orgânica (irrigada e de sequeiro),Olericultura, dentre outros, além de expor as pretensões da SDA decomo trabalhar a agricultura orgânica em 2010.

O assessor dacajucultura da Ematerce, Targino Bomfim, fez uma explanação sobre ocultivo da fruta, programas de distribuição de mudas, substituiçãode copas de cajueiros improdutivos e produção de mudas. “O caju,hoje, gera, uma receita de U$ 150 milhões/ano, para o Ceará. Em2008 ocupava uma área plantada, em todo o Estado, de 380 milhectares”, ilustrou Targino.

Luiz de Gonzaga,integrante da Coordenadoria da Agricultura Familiar da SDA, palestrousobre projetos na agricultura irrigada em 2010 e ProjetoHoro-Sazonal, este último em implantação no Ceará desde 2006,beneficiando cerca de 600 agricultores em todo o Estado. A iniciativavisa a obtenção de energia a um custo baixo. Funciona com aimplantação de medidores, quando o produtor tem horáriospré-definidos para irrigação do plantio, reduzindo o consumo deenergia elétrica em até 73 por cento. Gonzaga disse que aimportância deste projeto é grande porque permite asustentabilidade da agricultura irrigada que tem custos de produçãobem elevados, o que pode inviabilizar a prática.

O supervisor regionalda Emater-PA, em Castanhal, e um dos líderes da missão, RicardoDohara, destacou a importância da visita como intercâmbio deconhecimentos entre os técnicos das duas empresas e das possíveisaplicações de culturas aqui desenvolvidas em seu Estado.

A viagem da missãotécnica faz parte do Projeto Agrofutura, coordenado pela Embrapa emparceria com o BID, cuja finalidade envolve pesquisas e transferênciade conhecimentos.

===============================================================================

ASSESSORIA DECOMUNICAÇÃO E OUVIDORIA