Ouvidores participam de palestra sobre gestão pública

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } –>

Ouvidores da RedeEstadual assistiram, na manhã de segunda-feira,26, no auditório daEscola Pública de Saúde, a uma palestra, sobre Gestão Pública,proferida por Maria de Marilac Coelho, numa realização do NúcleoEstadual do Ceará, do Programa Nacional de Gestão Pública eDesburocratização – Gespública – como parte da programaçãoda Semana da Gestão Pública -2010. Pela Ematerce, esteve presente oJornalista Antonio José de Oliveira, Assessor de Comunicação eOuvidor.

Antes de passar apalavra à palestrante, Renato, da Secretaria da Controladoria eOuvidoria Geral do Ceará (CGE), disse do objetivo da palestra paraos Ouvidores(as) da Rede Estadual, no tocante à gestão pública. Naoportunidade, chamou a atenção para a importância de se conhecerbem a gestão pública, uma vez que a prestação de serviçospúblicos deixa muito a desejar nos âmbitos federal, estadual emunicipal, sendo necessário prestá-la ao cidadão da melhor formaque se puder.

Destaques dapalestrante

Em sua fala, MarilacCoelho destacou a importância do trabalho dos Ouvidores e daexistência das Ouvidorias, um canal aberto de comunicação docidadão com as organizações públicas e privadas. Afinal, são osOuvidores que recebem as demandas do cidadão à procura de seusdireitos, ou quando percebem que está acontecendo alguma de erradopor parte de empregados ou dirigentes.

Enfatizou, ainda, que,ultimamente, na gestão pública, vem sendo estimulada a busca pelaexcelência, o que é, sem dúvida, um desafio para os gestorespúblicos. Nos dias atuais, a sociedade cobra dos gestorestransparência, princípios éticos, presteza no atendimento dosserviços, além de agilidade no encaminhamento e na solução dosproblemas demandados por cada cidadão. Falou, outrossim, da missão,da visão, da estratégia, do público, dos resultados para asociedade, fundamentos da gestão pública, com foco no cidadão, nasociedade e na carta de serviços ao cidadão, dentre outrasabordagens.

Lembrou, também, naoportunidade, o lançamento do II Ciclo do Prêmio Ceará GestãoPública, cuja realização, no auditório do BNB-Passaré, foiprogramado para o dia 29 de abril de 2010. Fez questão, também, dereforçar o conceito de que tudo o for realizado pode seraperfeiçoado e refinado. Para tanto, a participação de todos nestemister é fundamental para que se melhores a gestão pública emnosso país.

Gespública

O Programa Nacional deGestão Pública e Desburocratização – Gespública – foiinstituído pelo Decreto n° 5.378 de 23 de fevereiro de 2005, sendoresultado da evolução histórica de diversas iniciativas doGoverno Federal para a promoção de gestão pública de excelência,visando contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestadosao cidadão e para o aumento da competitividade do país. Em 2009, por meio de Decreto Presidencial, foi instituído o Ano Nacional daGestão Pública. No Ceará, o Núcleo Estadual é coordenado po Sílvia Katoka de Oliveira e funciona no prédio da Secretaria do Planejamento e Gestão – Seplag – no Centro Administrativo – no Cambeba.

=========================================================================

Assessoria de Comunicação e Ouvidoria