PRESIDENTE DA EMATERCE ENTREGA OBRAS A COMUNIDADES DE CANINDÉ

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { color: #0000ff } –>

Representandoo secretário Camilo Santana, da pasta do Desenvolvimento Agrário doCeará (SDA), o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, entregouobras de abastecimento d’água, irrigação e uma unidade debeneficiamento de mel a quatro comunidades de Canindé, no últimodia 16. Cento e oito famílias foram beneficiadas com a conclusãodos empreendimentos que custaram mais de 340 mil reais ao Estado.

Quatro comunidades deCanindé (Beira-Rio e os assentamentos Baixa da Areia, 1º de Maio eSantana da Cal) ganharam, no último 16, obras de abastecimentod’água, agricultura irrigada e unidade de beneficiamento de mel.Os empreendimentos, oriundos do Projeto São José Agrário, daSecretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), foram inaugurados pelopresidente da Ematerce, José Maria Pimenta, que representou otitular da SDA, Camilo Santana, beneficiando 108 famílias.

O custo total dostrabalhos foi de R$ 342.827,45 e compreende apenas uma pequena partedas dezenas de obras que o Governo do Estado vem realizando embenefício da população rural, em todo o Ceará, por meio doProjeto São José Agrário. “Esta administração vemtransformando o Estado do Ceará num verdadeiro canteiro de obras,com vistas a promover a qualidade de vida dos homens e mulheres docampo”, frisou Pimenta nos discursos de inauguração.

COMUNIDADE BEIRA-RIO

Nesta comunidade, 25famílias contam agora com água encanada e tratada. Ali, uma rede dedistribuição, com 1.722 metros de extensão, leva água àsfamílias da localidade. A presidente das Associação Distrital dosMoradores de Monte Alegre e líder da comunidade, Marly Silva, disseque o benefício não trouxe apenas conforto, mas também saúde paraseus moradores. “Eu, que também sou agente de saúde, presencieimuitas pessoas doentes, por causa do consumo de água sem tratamento;agora, esta realidade já começa a mudar com a chegada da águatratada”, destacou Marly.

Uma rede deabastecimento d’água foi entregue, também, pelo Governo doEstado, aos agricultores(as), residentes no Assentamento Baixa daAreia, beneficiando 32 famílias, a um custo de R$ 90.879,36.Reportando-se ao benefício, Pedro Oliveira, líder do assentamento,disse que, antes da obra, chegavam a percorrer dois quilômetros,para conseguir água e que a luta da comunidade e a sensibilidade dogoverno promoveram aquele bem-estar ao assentamento. “É muitoimportante que estejamos sempre mobilizados com o objetivo deconquistar benfeitorias, como essa, para nossas comunidades.Agradecemos a atuação da Ematerce por visitar os mais distanteslugares e desenvolver projetos, que atendem nossas demandas. Afinal,ela existe para auxiliar o homem do campo”, destacou ToninhoPereira, integrante da direção estadual do Movimento dosTrabalhadores Sem Terra (MST), presente à inauguração.

No Assentamento 1º deMaio, a inauguração foi de um projeto de agricultura irrigada. Em4,5 hectares, a SDA, por intermédio da Ematerce, implantou uma redede irrigação para os cultivos de banana e mamão que, aoproduzirem, serão distribuídos entre as 27 famílias doassentamento e o excedente será comercializado, proporcionando rendapara a comunidade. Os 85 mil reais investidos permitiram a aquisiçãode equipamentos de irrigação para a área plantada e paraconstrução de cerca de arame farpado, delimitando o projeto.

CASA DO MEL

Em Santana da Cal, umassentamento, existente no distrito de Bonito, município de Canindé,estão instaladas 24 famílias, sendo 13 delas ligadas diretamente aodesenvolvimento da apicultura. Hoje, a produção da unidade debeneficiamento do mel, recém-inaugurada, intitulada Casa do MelRoseli Nunes, é de 700 quilos do produto por florada, provenientesde 30 colméias.

Com a produçãosistemática, a expectativa é de que, das 100 colméias cultivadas,sejam extraídos 2 mil quilos de mel por florada. Júnior Mourão,presidente da entidade, que congrega os assentados de Santana da Cal,disse: “Nada adiantaria ter dezenas de projetos, se não tivéssemosum secretário de agricultura, comprometido com os trabalhadoresrurais, com os agricultores familiares; e isso nós temos afelicidade de possuir”.

Às inaugurações emCanindé, acompanharam José Maria Pimenta, integrantes da direçãoestadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra; o vice-presidentedo Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais de Canindé, Sr. Zezito;Onézimo Pereira, gerente regional da Ematerce Sertões de Canindé;Heitor Pessoa, representando o prefeito do município, e RenatoCarvalho, articulador regional do Projeto São José Agrário.

ASSESSORIA DECOMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

JORNALISTA JOÃOMAROTO: joao.maroto@ematerce.ce.gov.br