PROFETAS DA CHUVA X FUNCEME

30 de novembro de 2009 - 03:00

 

Nós que fazemos parte do sistema operacional da agricultura, pecuária e abastecimento do Estado do Ceará começamos a ficar inquietos quando chegam os meses dezembro e de janeiro. Será que o inverno vem? Será que as chuvas estarão dentro da média histórica de precipitação? Ou será que este ano vem abaixo da média?

 

Aí surgem aquelas preocupações do modelo científico de previsão onde as variáveis do “El Nino”, “La Nina”, temperaturas do Atlântico Norte e Atlântico Sul, tudo informado através do melhor aparato tecnológico, aliado às estatísticas centenárias das precipitações, levam os cientistas ao desaguadouro de seus prognósticos.

 

Já os profetas das chuvas, ao contrário dos cientistas, não dispõem de estações metereológicas, não tem noção do que é “el nino” e “la nina” mas sabem auscultar o pulso da natureza.

 

São observadores dos pássaros, das formigas, das casas de aranha, da escaramuça dos ruminantes da posição favorável do “sete estrelas”, da intensidade das floradas, do “pau ferro”, do Cumaru e da localização e arquitetura da casa do “joão de barro”.

 

Ao contrário das estatísticas centenárias dos cientistas, as suas observações são seculares herdadas de seus antepassados, repassadas de geração em geração.

 

Mas, afinal perguntará o leitor, o inverno será bom, fraco ou ruim falando a linguagem dos profetas? Ou será acima da média, na média ou abaixo da média, falando a linguagem dos cientistas? Os profetas já se adiantaram dizendo que será bom. A FUNCEME diz até o momento que o inverno tem a seguinte probabilidade 25% acima da média 35% na média e 40% abaixo da média.

 

Diante de tudo isto, só nos resta torcer para que os profetas das chuvas, o Chico leiteiro, Erasmo Barreira, Antônio Lima e outros sintonizem suas energias positivas com os cientistas para que haja uma intercessão entre os 25% acima da média e o bom inverno das previsões dos nossos profetas.

 

========================================================================

JOSÉ MARIA PIMENTA LIMA

Presidente da EMATERCE