Pronaf Mais Alimentos financia veículos em Beberibe

30 de novembro de 2009 - 03:00

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

 

Agricultoresfamiliares das comunidades de Umari-Palmeira, Serra do Félix eCórrego de Santa Maria III, em Beberibe, foram os primeirosprodutores beneficiados no município pela aquisição de veículoscom recursos do Pronaf Mais Alimentos. A compra dos veículosviabilizou-se depois que os agricultores solicitaram ao EscritórioLocal da Ematerce a elaboração de uma proposta de financiamento,encaminhada a agência do BNB de Beberibe. Hoje, um trator e doiscaminhões contribuem com a preparação do solo para o plantio eescoamento da produção de cajus.

 

EleniltonCarlos dos Santos adquiriu um trator para a realização de tarefasde preparo do solo e tratos da cultura do cajueiro-anão precoce,cultivados em sua propriedade e nas de outros agricultores dacomunidade. Já os caminhões foram adquiridos por José Ramos dosSantos e Antonio Marcos de Araújo Romeiro, também cultivadores decajueiro-anão precoce. Eles dizem que com a chegada dos veículos, oescoamento da produção de pedúnculo e castanha de caju serámelhorada. “Por ser um produto bem perecível, quanto mais ligeiroo transporte, melhor”, considera Romeiro.

 

A produçãoda fruta e do pedúnculo cultivados em Beberibe segue para mercadoscomo Fortaleza, João Pessoa, Natal e Recife. Além de agilizar oencaminhamento da produção para outras praças, os agricultoresfamiliares adquirentes do trator e dos veículos apostam num aumentosubstancial de suas rendas.

 

 

 

Assessoriade Comunicação e Ouvidoria

 

JornalistaJoão Maroto: joao.maroto@ematerce.ce.gov.br

 

Fone85.3217.7872