Senador Pompeu comemora Dia Nacional da Agricultura

O Banco do Nordeste doBrasil, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA) e a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Fetraece,Instituto Nordeste da Cidadania e Prefeitura Municipal de SenadorPompeu, promoveu, no último dia 7, o Dia Nacional da Agriculturanaquele município. O evento teve por objetivo homenagear oagricultor familiar, responsável pela grande maioria dos alimentosque chegam à mesa dos brasileiros, diariamente, e contou com o apoiode todos os municípios do Território da Cidadania, situados noSertão Central.

O titular da SDA,Antonio Amorim, acompanhado pelo presidente da Ematerce, ItamarTeixeira, e o diretor técnico da empresa, Walmir Severo, fez aentrega de diversos tanques de resfriamento de leite e kits deordenha à comunidades da região, além da assinatura de convêniose financiamentos para pequenos produtores. A entrega dos tanques deresfriamento de leite é uma iniciativa da SDA, visando fortalecer abovinocultura do leite no Ceará, além de apoiar o Programa LeiteFome Zero do Governo Federal. A SDA pretende implantar 120 tanques emtodo o interior.

Além dos tanques deresfriamento de leite, o governo estadual também distribuiu “kits”de análise de leite e capacitou produtores, objetivando a melhoriado rebanho e estruturação e fortalecimento da atividade. Abovinocultura ainda é uma excelente alternativa de sistemas deprodução auto-sustentáveis em regime de sequeiro na região dosemi-árido.

A cidade de SenadorPompeu também recebeu os certificados do Programa de Peixamento e dePráticas Agrícolas, para convivência no semi-árido, como asmandalas. O programa de peixamento é baseado na reposição deestoque dos reservatórios, com vistas a garantir a segurançaalimentar, mediante a produção de alimento protéico e à geraçãode emprego e renda, por meio da captura e comercialização dopescado. Na ocasião, 60 mil alevinos de tilápia foram entreguespara distribuição nos maiores açudes do município.

Mais de 350 mil reaisem contratos para aquisição de tratores, implementos agrícolas,animais e melhoria da infra-estrutura de propriedades, oriundos doPronaf, foram assinados entre BNB e agricultores familiares. Noperíodo da tarde, vários painéis foram montados, destinados aorientar agricultores sobre crédito para a agricultura familiar,comercialização de produtos e Garantia-Safra.

============================================================================

Assessoria deComunicação e Ouvidoria