UBAJARA: EMATERCE REALIZA DIA ESPECIAL SOBRE AGRICULTURA ORGÂNICA

A  EMATERCE realizou, no dia 23 de julho de 2009,  mais um Dia Especial, com foco na Agricultura Orgânica, desenvolvida em regime de cultivo protegido, nas dependências do assentamento Jaburu Orgânico/Florescer, município de Ubajara-CE. Participaram deste evento agricultores familiares, técnicos locais e regionais da EMATERCE, representantes da EMBRAPA, técnicos parceiros do Instituto Agropolos e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará – SDA – vereadores, sindicalistas e outras autoridades da região.

Acrescentou o gerente regional da Ematerce que, ao final de todos os pronunciamentos e da visita dos participantes ao telado, ficou demonstrado ser possível aos produtores familiares-assentados a conquista da autossustentabilidade a partir da adoção de tecnologias simples e eficientes, capazes de contribuir significativamente com os ganhos de produtividade e de renda da atividade rural.

Ressalte-se que o cultivo de hortaliças orgânicas, em ambiente protegido, torna possível controlar o crescimento e a reprodução das plantas, além de controlar os efeitos adversos do clima. Permite, também, obter colheitas fora da época normal, promover maior crescimento das plantas, desenvolver maior precocidade de colheitas, reduzir perdas de nutrientes, melhorar a qualidade de produção e permitir maior eficiência no controle de pragas e doenças.

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO E OUVIDOR

JORNALISTA ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA – antoniojose@ematerce.ce.gov.br