Maranguape: reinaugurado escritório da Ematerce

27 de setembro de 2010 - 03:00

O presidente da Ematerce, Itamar Teixeira Bezerra, acompanhado do diretor administrativo e financeiro, Cristiano de Goes, do gerente regional/Metropolitana, Elderi Pimenta, do gerente de Maranguape, João Julião, e do diretor de incentivo ao Desenvolvimento Agrário de Maranguape, que representou o prefeito George Valentim, reinaugurou as instalações da sede da Ematerce de Maranguape com o corte da fita simbólica. Presentes, também, vereadores, secretários de agricultura, representante do Banco do Nordeste de Maranguape, presidentes de sindicatos rurais, agricultores familiares, gerentes dos escritórios da Ematerce de Caucaia, Pacatuba, Cascavel, e extensionistas.

Ao discursar, o gerente da Ematerce, em Maranguape, João Julião, agradeceu a atenção da diretoria executiva da empresa, nas pessoas do seu presidente e do diretor administrativo/financeiro, por dotar aquela unidade administrativa com equipamentos de informática modernos, salas climatizadas e especificadas por atividades, com placas indicativas nas portas. Agradeceu a dedicação de seus colegas de trabalho às causas maiores dos agricultores e da extensão rural e fez um balanço das principais ações extensionistas, executadas no corrente ano.

O segundo a falar foi o gerente regional Elderi Pimenta que se reportou aos esforços da diretoria da Ematerce em atender às solicitações dos extensionistas, ensejando-lhe um ambiente de trabalho mais funcional e confortável do que, anteriormente, o que contribui para melhorar a produtividade de cada servidor, afora aumentar a autoestima. Elogiou o apoio da prefeitura de Maranguape, parceira indispensável na luta pelo desenvolvimento sustentável do setor agropecuário daquele município. Agradeceu, também, o trabalho da Assessoria de Comunicação da Ematerce, pelo regional. Ressaltou, ainda, o envolvimento salutar dos extensionistas de Maranguape, que não medem esforços, para o cumprimento das metas previstas, e que são voltadas para o bem-estar dos agricultores familiares.

Com a palavra, o diretor administrativo e financeiro da Ematerce, Francisco Cristiano Maciel de Goes, comentou ser decisão da diretoria executiva, na pessoa do presidente Itamar Teixeira, revitalizar os escritórios e que, apesar das dificuldades, estão sendo feitas melhorias em alguns de nossos pontos de atendimento. Informou que já houve a inauguração das unidades administrativas de Quixeramobim, Pindoretama e Piquet Carneiro. No dia 28 de setembro, será a vez da entrega das novas instalações do escritório da Fazenda Normal e, brevemente, a do Almoxarifado do escritório central, em Fortaleza, e do Arquivo público de documentos da Ematerce.

O próximo a se manifestar foi o diretor de incentivo ao desenvolvimento agrário de Maranguape, representante do prefeito, José Janduí Maia, que parabenizou, em nome do prefeito George Valentim, a diretoria da Ematerce e, em especial, os gerentes regional e local, pela maneira como conduz as ações extensionistas, todas em prol dos agricultores familiares, ajudando-os, com orientações técnicas agropecuárias, a aumentar a produção e a produtividade das lavouras e da pecuária. Lembrou que Maranguape já foi a maior bacia leiteira do Ceará e que se busca a retomada da posição. Elogiou a excelente parceria Ematerce e prefeitura, o que facilita o atendimento ao homem do campo.

Já o representante do Banco do Nordeste, em Maranguape, responsável pelo Pronaf, enfatizou que tanto o BNB precisava da Ematerce, como a Ematerce do BNB. A parceria sempre deve estar focada na prestação de assistência técnica e extensão rural e no financiamento de projetos de investimento e de custeio agrícola. Fez comentários elogiosos à preocupação da diretoria da Ematerce em proporcionar melhores condições de trabalho a seus servidores, dotando seus escritórios de equipamentos modernos de informáticas, salas climatizadas e um ambiente bastante funcional. Parabenizou os que trabalham na Ematerce de Maranguape e agradeceu-lhes o excelente relacionamento.

Falando sobre a atuação da Ematerce, o diretor do agronegócio de Maracanaú, Lomar Ximenes, fez algumas solicitações ao presidente Itamar Teixeira, no sentido de que houvesse a presença mais constante de extensionistas nas propriedades rurais, reconhecendo, no entanto, que isso somente é possível com a contratação, por concurso público, de mais técnicos, como agrônomos, veterinários, técnicos agrícolas, extensionistas sociais. Afirmou, ainda, ser necessário que a extensão rural assista, de modo sistemático, mais agricultores, sobretudo os pequenos.

Mensagem do presidente

Encerrando a solenidade do ato inaugural, o presidente da Ematerce, Itamar Teixeira, falou da satisfação em estar, num ambiente confortável, funcional e com colegas-extensionistas, que vestem a camisa da extensão rural, trabalhando, às vezes, fora do expediente normal, para agilizar a elaboração de projetos, acompanhar a sua liberação e execução, visando proporcionar aos agricultores familiares a obtenção de maior produção e produtividade nas lavouras e na pecuária. Agradeceu o indispensável apoio da prefeitura de Maranguape, na pessoa do prefeito George e disse, também, que, como presidente da Ematerce, sente-se grato com o irrestrito apoio do Governo do Estado, por intermédio do secretário Antonio Amorim, da pasta do desenvolvimento agrário do Ceará.

Comentou, ainda, sobre o reduzido quadro funcional da empresa e que esperava, com a entrega de um documento ao futuro governante do Estado, seja aberto um concurso público a fim de aumentar o número de extensionistas, com a finalidade de ampliar a abrangência da assistência técnica, de maneira intensiva, aos agricultores familiares. Por último, parabenizou a equipe de trabalho do escritório de Maranguape pela dedicação às causas maiores da extensão rural e, em especial, e do seu público-alvo, os agricultores familiares, razão de ser da criação e do funcionamento da empresa. Lembrou a importância dos órgãos parceiros da Ematerce, naquele município, o que contribui para acelerar o processo de desenvolvimento rural sustentado.

===============================================================Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872