Dia da Pecuária

14 de outubro de 2010 - 03:00

Hoje, 14 de outubro, é o dia dedicado à pecuária. A Ematerce tem  muito a ver com esse segmento econômico, pois presta assistência técnica pecuária, sobretudo a de gado  leiteiro, a agricultores familiares.  A Bovinocultura leiteira é assistida pela Ematerce em 183 municípios (exceto Fortaleza) do Estado, através dos 71 escritórios locais e postos de atendimento. São assistidos quase 18.000 agricultores familiares que atuam com a bovinocultura leiteira e mais de 229.500 animais e uma produção de quase 67 milhões de litros de leite ao ano. A pecuária abrange bovinos, caprinos, ovinos, equinos, bubalinos, suínos, asininos e abelhas.

Segundo o assessor estadual de bovinocultura de leite, Daniel Aguiar Camurça, visando colocar os agricultores familiares, no mercado de venda de leite, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA – por intermédio da Ematerce, já distribuiu aos pecuaristas familiares  mais de 100 tanques de resfriamento de leite com capacidade volumétrica variando de 1.500 a 4.500 litros. Esses tanques estão locados nas principais bacias leiteiras do Estado ( 10 territórios) e em quase 60 municípios, por meio de 98 associações e/ou grupos de produtores familiares.

 

Agora, a produção dos agricultores familiares é comercializada, de forma correta, saudável e direta aos laticínios, que, a cada 48 horas, podem buscar a produção de até 40 produtores ,em apenas um tanque, facilitando a logística de transporte. Além dos tanques de resfriamento de leite, também foram distribuídos kits de higienização de ordenha (iodo, caneca de fundo preto, frasco aplicador, reagente, CMT, papel toalhe e detergente) a mais de 1800 produtores e kits de análise de leite, para serem usados pelos produtores, logo antes de colocarem no tanque de resfriamento do leite.

 

 Os produtores de leite, assistidos pela Ematerce, recebem orientações de Ater, continuamente, sobre manejos alimentar, sanitário e reprodutivo. Para o ano de 2010, a Ematerce ministrará, somente em bovinocultura leiteira, 12 cursos para técnicos, 20 cursos para agricultores familiares, 12 encontros sobre a higienização do leite, 5 dias de campo, 3 dias especiais, 3 UTDs sobre palma forrageira, 4 intercâmbios dentro do Estado e  1 intercâmbio para fora do  Estado. Tudo isso visa capacitar os extensionistas e agricultores familiares e, assim, promover uma melhoria na produção de leite no Ceará.

==============================================================

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872