Ematerce marca presença atuante no 7º Caju Nordeste em Beberibense

25 de novembro de 2010 - 03:00

A Ematerce participa, hoje, prolongando-se até 27 próximo, do 7º CAJU NORDESTE, em Beberibe, promovido pelo Instituto Caju Nordeste, sediado em Fortaleza (CE). A presença da Ematerce ocorre, também, com a participação de agricultores familiares por ela atendidos, que expõem e comercializam produtos da denominada agricultura familiar.

No decorrer da solenidade de abertura, às 19 horas de hoje, 25, dentre os homenageados, com o troféu Caju de Ouro, destacam-se o gerente do escritório da Ematerce, em Beberibe, Engº Agrº José Adahil Paulino Brito, pelos relevantes serviços prestados ao setor agrícola beberibense, e o agricultor João Batista Ponte, também presidente da Associação dos Cajucultores do Ceará (Ascaju) e da Câmara Setorial da Cajucultura. O presidente e o diretor administrativo e financeiro da Ematerce, respectivamente José Maria Pimenta e Francisco Cristiano de Goes, estarão presentes na solenidade de abertura, acompanhado de assessores, gerente local, regional e extensionistas.

Para Adahil, o troféu Caju de Ouro, que lhe foi outorgado, é motivo de orgulho e satisfação, pois é um prêmio de reconhecimento público à atuação da Ematerce, em Beberibe, onde sua equipe de trabalho, desenvolve ações extensionistas, visando ao bem-estar das famílias rurais e à preservação do meio ambiente. “Este troféu representa, também, o aumento da responsabilidade, para que continuemos a atender os agricultores, de forma eficiente e eficaz, com vistas à elevação da produção e produtividade das lavouras e da pecuária local, e da sua renda, buscando o desenvolvimento rural sustentável de Beberibe”, enfatizou o gerente da Ematerce.

Com o tema “Empreendedorismo – agregando inovação aos negócios do caju”, o evento conta uma rica e diversificada programação: Feira de Empreendedores do Caju e de Atividades Consorciadas, com Exposição e comercialização de produtos, serviços, máquinas e equipamentos; Painéis Temáticos, Laboratório de Transferência de Tecnologias; Cursos, Palestras, Oficinas Técnicas e Mesas-Redondas; Caravanas de Produtores Rurais; Festival Gastronômico; Entrega do Troféu Caju de Ouro; Shows Artísticos, com grandes bandas.

Atento aos desafios atuais da cultura do cajueiro e coerente com as diretrizes da Câmara Setorial da Cajucultura, o 7º Caju Nordeste, mais que um seminário periódico, assume o compromisso de oferecer aos atores da cadeia produtiva do caju um espaço para o debate e a construção de novas idéias e propostas, que serão objeto de ações pós-evento.

Alguns dos temas de destaque da programação:

• Empreendedorismo – gestão e inovação na cajucultura (Painel Temático – SEBRAE/CE)

• Arranjos Produtivos Locais: as experiências exitosas de Picos-PI, Serra do Mel-RN e Barreira-CE (Painel Temático e exposição – Cocajupi /Coopercaju/ Instituto Centec)

• Laboratório de transferência de tecnologias (classificação de castanha e amêndoa de caju, clones de cajueiro e principais pragas e doenças do cajueiro (Embrapa Agroindústria Tropical / SDA)

• Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural para pequenas propriedades rurais produtoras de caju (Encontro de Planejamento – EMATERCE)

• Incorporando a gastronomia da cajucultura na merenda escolar – capacitação de merendeiras (Curso – FAEC / SENAR/AR/CE)

• Mecanismos de interação e cooperação entre os elos da cadeia produtiva do caju (Encontro de Planejamento – Câmara Setorial da Cajucultura / SINDICAJU / ASCAJU)

• Sistema de produção e oportunidades de negócios com cajueiro consorciado (Encontro de Planejamento – Embrapa Agroindústria Tropical)

• Implantação e auto-gestão de minifábricas de castanha de caju (Curso – SEBRAE/CE)

• Incorporando a gastronomia do caju na culinária regional (Cursos – SESI/Cozinha Brasil)

• Preparação de alimentos à base de caju (Minicursos – Instituto CENTEC)

Ressalte-se que a cultura do cajueiro é muito representativa para a economia de Beberibe, posicionando o município como o maior produtor de caju do Ceará. São aproximadamente 32.600ha de área plantada, distribuídos em grandes, médias e pequenas propriedades rurais, com capacidade de geração de empregos para aproximadamente 17.500 trabalhadores. Este é o cenário em que será realizado o 7º Caju Nordeste.

Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Assessor de Comunicação e Ouvidor