Quiterianópolis: Dia de Campo sobre quintais produtivos acontece dia 3

30 de novembro de 2010 - 03:00

Na próxima sexta-feira, 3, o Assentamento Luar do Sertão, em Quiterianópolis-CE, sediará um Dia de Campo sobre a experiência com quintais produtivos.

 

A Ematerce realiza, na sexta-feira próxima, 3, um Dia de Campo sobre Quintais Produtivos, em Quiterianópolis, no Assentamento Luar do Sertão, a partir das 8 horas. A iniciativa conta com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Secretária do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA).

Segundo José Roberto Vieira, articulador, na Ematerce,  da Rede Temática Metodologias Participativas, o principal objetivo do evento é promover a produtividade global da propriedade e segurança alimentar e nutricional das famílias, ali estabelecidas, além de contribuir para a redução de riscos econômicos e sociais em decorrência da instabilidade climática.

Informou Vieira que o Projeto Quintais Produtivos é uma tecnologia que vem sendo trabalhada pela Rede Temática de Metodologias Participativas da Ematerce, como um modelo de exploração, em pequenas áreas de determinada unidade produtiva, conduzida por agricultores familiares. O trabalho caracteriza-se pelo cultivo irrigado e diversificado de espécies produtivas, agrícolas e de plantas medicinais, afora a pecuária, com o intuito de uma melhoria do padrão alimentar e a consequente geração de renda para os envolvidos na experiência.

Produção de hortaliças, como: cenoura e beterraba, consorciadas com o cultivo de mamoeiros, bananeiras e macaxeiras ainda fazem parte de outro modelo de exploração, orientado pela rede temática, desta feita incentivada pelo Sistema Agroflorestal. O método refere-se – destacou o técnico da Ematerce –  à forma do uso da terra, de modo interativo entre o cultivo de árvores, arbustos e exploraçãoes agrícolas ou pecuárias, resultando em um manejo de produção economicamente viável e ecologicamente sustentado.

Ressaltou, também, que parte da produção, obtida com o cultivo, na área, é destinada ao consumo das famílias do assentamento Luar do Sertão. A outra parte retorna para o grupo, graças à geração de renda, mediante a venda dos produtos feita, diretamente, ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal.

 

Assessoria de Comunicação e Ouvidoria

Jornalista João Maroto: joao.maroto@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872