Um recado para a presidente Dilma

10 de março de 2011 - 03:00

José Maria Pimenta – Presidente da Ematerce

zemaria.pimenta@ematerce.ce.gov.br

Após pouco mais de dois meses de governo de nossa presidente já podemos eleger as duas principais armas que ela quer utilizar para banir de uma vez por todas a pobreza e a miséria absoluta de nosso país. Sabemos que os maiores focos destes dois infortúnios estão localizados no Nordeste principalmente nas zonas rurais. É sabido também que os guarda-chuvas de proteção sociais armados pelo Governo nos últimos dez anos amenizaram em muito, estes graves problemas em todas as regiões do Brasil.

Diante destes fatos e realidades a nossa presidente elegeu a educação como arma principal para fustigar estas mazelas sociais. Entretanto, como conheço um pouco da realidade do campo, principalmente por já ter desenvolvido projetos de combate à pobreza, queria ser ousado e mandar quatro conselhos que ouvi de um sertanejo de mãos calejadas depois de lhe fazer a pergunta: como acabar a pobreza do homem do campo?

Ouvi daquele homem analfabeto uma lição profunda de economia. Ele no seu tratado pragmático me respondeu com quatro indagações: com que se mata a sede? Com que se apaga o fogo? Com que se mata a fome? Com que se acaba a pobreza?

De uma vez só deu a resposta para estes quatro problemas. Os dois primeiros se resolvem com água, o terceiro com comida e o quarto com a geração e distribuição da riqueza. É necessário que pensemos um pouco nesta filosofia matuta. Daí a gente tira a conclusão que a pobreza não pode ser combatida com obras de infraestrutura. De que adianta o asfalto cortar a propriedade de um agricultor familiar se ele não produz nada para escoar e vender na beira da estrada?

Afinal de contas: que projetos devemos eleger no Ceará e no Nordeste para serem intensificados? Creio que temos que universalizar a prática da pequena irrigação no modelo dos projetos mandalas e pingo d´água e outros projetos afins, tudo isto costurado com um programa intensivo de educação e capacitação continuada, como quer a nossa presidente.

============================================================================

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872