Palestras sobre processamento de castanha de caju

25 de março de 2011 - 03:00

A Ematerce promoveu, no dia 16 último, na comunidade Santo André, em Crateús, palestras dos técnicos Egberto Targino Bomfim, coordenador estadual da Cajucultura, no âmbito da Ematerce, e Osni Monteiro Júnior, diretor-presidente da Agroteck. O evento teve como principal objetivo fazer uma demonstração, para produtores, técnicos e autoridades locais e regionais sobre como processar a castanha, utilizando um torrefador para processamento de castanha “in natura”, fabricado pela empresa Agroteck do Brasil Ltda.

Informou Targino que a promoção, sob a responsabilidade do escritório da Ematerce, de Crateús, visou, também, sensibilizar os produtores-assadores tradicionais de castanha de caju, a substituírem o método convencional, utilizando um flandre, sem as mínimas condições de higiene, por um equipamento com maior praticidade e melhor rendimento. Participaram do encontro extensionistas dos escritórios regional e local de Crateús, produtores rurais, sindicatos dos trabalhadores rurais de Crateús, Banco do Nordeste, agência de Crateús, Secretaria da Agricultura de Crateús, dentre outros participantes.

Na opinião de Targino, após uma manhã de discussões teórica e prática, sobre o equipamento, observou-se o entusiasmo dos produtores e técnicos, no tocante à aquisição e à utilização do equipamento nos trabalhos de processamento da castanha, que irá agregar valor ao produto e, consequentemente, promover a melhoria da qualidade do produto final e, desta forma, aumentar a renda e o nível de vida, principalmente dos agricultores familiares da região.

======================================================================================

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Fone 85.3217.7872