Ematerce engaja-se na Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa.

3 de maio de 2011 - 03:00

A Ematerce, empresa governamental de maior capilaridade, no setor agropecuário do Estado do Ceará, a exemplo do ano passado, engaja-se, na 1ª Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, cujo início ocorreu, no domingo, 1º de maio de 2011, encerrando-se no final deste mês. O lançamento oficial da campanha realizou-se, na manhã de terça-feira, 3, na fazenda Nazaré, localizada no município de Maranguape, de propriedade dos empresários Assis Vieira Filho e Osvaldo Rabelo.

aftosa_2À solenidade de abertura, compareceram o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, o prefeito de Maranguape, George Valentim, acompanhado do vice, o presidente da Câmara de Vereadores, Antonio de Castro, a superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Ceará, Maria Luiza Rufino, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, o presidente da Adagri, Augusto Júnior, o representante da Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Ceará, Francisco Sombra, secretários municipais de agricultura dos municípios vizinhos, diretores, assessores estaduais, gerentes locais e regionais da Ematerce. Presentes, ainda, autoridades das esferas estadual, municipal e federal, presidentes de sindicatos rurais, associações comunitárias e pecuaristas.

Na solenidade, o primeiro a discursar foi o sócio-proprietário da fazenda Nazaré que disse da satisfação em ter sido o município de Maranguape, escolhido pelo Governo do Estado, para abertura da 1ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, precisamente na fazenda Nazaré.

Com a palavra, o prefeito de Maranguape enfatizou o apoio que o governador Cid Gomes tem dado ao setor agropecuário cearense, o que contribui para o desenvolvimento sustentável do meio rural, não ficando o apoio restrito, apenas, aos setores primário e terciário da economia daquele município. Desejou, na ocasião, que, com a ajuda dos pecuaristas e dos técnicos da Ematerce e da Adagri, fossem vacinados todos os 14 mil bovinos de Maranguape.

Em sua fala, o presidente da Adagri, reportou-se à importância da campanha contra aftosa, cujos índices de vacinação devem ser atingidos, ou seja, no mínimo 90% de bovinos e bubalinos imunizados, para que o Ceará passe a ser considerado livre de aftosa com vacinação. Destacou a parceria com a Ematerce, no trabalho de notificar os pecuaristas que não vacinaram seus animais, chegando a 37.859 inadimplentes. Disse mais que os esforços, para se alcançar os objetivos da vacinação contra aftosa, não cabem somente à Adagri e à Ematerce. É um trabalho conjunto e o sucesso depende dos pecuaristas, ao vacinarem seu gado.

Segundo o presidente da Ematerce, com apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, e em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), a empresa é responsável, por intermédio de seus extensionistas (técnicos), a orientar a vacinação nos 184 municípios cearenses. Lembrou, ainda, que a determinação governamental é imunizar 100% dos rebanhos bovino e bubalino contra esse mal, ou seja, 3,5 milhões de cabeças. Acrescentou ter o secretário Nelson Martins começado sua gestão com o pé direito, pois haverá uma safra recorde de grãos no Ceará e o Estado passará para melhor classificação, isto é, para o de livre da aftosa com vacinação. Pimenta ressaltou a importância da vacinação, pois possibilitará a comercialização e a transferência de gado, para outros Estados do Brasil, sem falar da venda da carne, do leite e de seus derivados. Por último, convocou todos a se engajarem nesse trabalho.

A superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Ceará, Maria Luiza Rufino, falou sobre o cumprimento das metas, traçadas por sua superintendência, no tocante à vacinação de, no mínimo, 90% de bovinos e bubalinos, no Ceará, o que garantirá passar o Ceará a ser um Estado livre de aftosa com vacinação. Os esforços são de todos os que, direta e indiretamente, estão envolvidos com as atividades pecuárias em nosso Estado. Vamos aguardar o término da campanha, pois, em julho, haverá auditoria do Ministério da Agricultura, para avaliar os resultados alcançados pela campanha contra aftosa no Estado. Referiu-se, ainda, às produtivas parcerias com a Ematerce e Adagri nas atividades agropecuárias.

Encerrando a solenidade, o secretário Nelson Martins disse da satisfação em participar, em nome do Governo do Estado, na fazenda Nazaré, do empresário Assis Vieira Filho, do lançamento oficial da 1ª Etapa da Vacinação contra a Febre Aftosa. Reportou-se, também, à atuação da Adagri e da Ematerce, que, em 30 dias, por intermédio de seus técnicos, fizeram a notificação de mais de 37 mil criadores que não vacinaram seus animais contra aftosa e considerou uma grande vitória para o setor pecuário do Estado.

Abordou, ainda, a necessidade de o Estado obter melhor classificação, certificada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o que permitirá a participação de bovinos e bubalinos, nas exposições agropecuárias de outros Estados da Federação, além da sua comercialização e exportação de suas carnes e derivados do leite. Nelson Martins agradeceu a presença de todos e desejou êxito, nesta 1ª etapa da vacinação, pois – como afirmou – animais sadios significam mais lucro para seus criadores, mais empregos e geração de renda, afora a produção de carnes, leite e derivados sadios na alimentação humana.

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br