Curso de Formação Inicial

16 de maio de 2011 - 03:00

Caros (as) colaboradores(as)

Concluímos mais um curso de capacitação dos Agentes de Ater. Foram cinco cursos,com 80 horas de carga, para 180 colegas que têm a grande responsabilidade de prestar a Assistência Técnica e a Extensão Rural aos agricultores(as) familiares nos municípios do nosso Estado. A meta quantitativa foi cumprida em mais de 70 % do programado. O aspecto qualitativo é mais difícil de se mensurar, deixemos que as ações em ?campo? dos nossos colegas recém-capacitados traduzam se fomos felizes, também nessa vertente. Vamos esperar que nossos colegas façam bom uso da Abordagem Construtivista, das Metodologias Participativas, das orientações da Agroecologia, que divulguem com sabedoria as Politicas Públicas. Uma coisa é certa: todos nós fizemos e demos o melhor de nossos esforços, tenho certeza.

Quando as pessoas iniciam alguma ação, qualquer uma, sempre o fazem pensando no sucesso. É evidente que em todas  essas iniciativas que iremos tomar ,vamos cometer acertos e erros, obteremos resultados positivos e negativos. Mas, o que importa ,realmente ou principalmente, é a experiência em si, o acúmulo de mais experiências que vão se somar às que já temos, constituindo-se, assim num acervo intransferível e irreversível, que cada vez mais nos locupletarão como pessoas e como profissionais.
Novos desafios virão, e é bom que venham para ?oxigenar? nossas existências, tornando-as mais dignas, mais motivadoras, mais instigantes e mais agradáveis. Desafios que servirão para fortalecer nossos vínculos, nossos relacionamentos e que contribuirão para compartilharmos os mesmos espaços, os mesmos momentos e as mesmas vitórias.

O curso de Formação Inicial dos Agentes de Ater é um momento muito especial porque é riquíssimo em articulações, em experiências e saberes tão diversos. Não me pertence, pelo menos não só a mim, pertence a você facilitador, assessor, gestor, servidor e aos participantes. É da empresa, é da SDA, é do MDA, é do Governo do Estado é da AGRICULTURA FAMILIAR.
A Formação não terminou no dia 05 de maio, lá no nosso sofrido, mas acolhedor Cetrex. Foi só o início de uma caminhada em que todos nós deveremos continuar empenhados. Há muito o que fazer e juntos faremos melhor.

Quero agradecer a todos que colaboraram nesse evento e dividir com vocês a alegria de mais uma ação concluída com êxito.Sem vocês eu não teria conseguido. Que Deus nos ilumine e nos permita continuar  na nossa missão de atender bem os(as) agricultores(as) familiares e elevar  aos   lugares mais altos de destaque o nome da nossa EMATERCE.

Muito Obrigado, abraços e sucesso!

Antônio Gomes Vieira Júnior
Articulador da Formação de Agentes de Ater

===========================================================================================

Assessor de Comunicação e Ouvidor