Fazenda Lagoinha: ótima safra de feijão e milho com orientação da Ematerce

30 de maio de 2011 - 03:00

Fazenda Lagoinha. Distrito de Tucunduba, distante 25 km de Fortaleza, às margens da BR 020. É, nesta propriedade rural, que mora, desde 1981, o agricultor familiar Manoel Moreira da Silva, 73 anos de idade, mais conhecido por “Seu” Adauto, casado, pai de 10 filhos, sendo 8 mulheres. “Seu” Adauto não é muito conversador, porém ouve, com atenção, as pessoas que falam com ele.

 

“Seu” Adauto começou a trabalhar, na agricultura, quando tinha 7 anos de idade, ajudando a sobrevivência da família. A fazenda não é dele, mas é como se fosse. Em uma área, de 0,8 hectare, explora, com orientações do técnico Djalma Campelo, da Ematerce, um plantio de milho-variedade, consorciado com feijão-de-corda, (feijão vigna), plantado com bagana de carnaúba, servindo para reter a umidade, conservar o solo, diminuir as limpas e repor os nutrientes, exigidos no ciclo produtivo das culturas.

DSC05617O plantio de milho está seguro, todo virado, e o feijão está na fase da colheita. Afirmou “seu” Adauto que, nesse pequeno pedaço de terra, terá uma boa safra de milho e feijão, estimada em 50 sacos de 60kg, contra os 10kg que colheu, em 2010, ano de seca. Contente com seu roçado, disse: “O melhor, doutor, é que as espigas são grandes e ficaram livres de pragas e doenças. Aqui, não uso agrotóxico nas plantas. Tudo é sadio, graças às orientações técnicas do Dr. Djalma, que sempre vem me visitar e acompanhar as minhas plantações, o que me deixa satisfeito com a Ematerce”, concluiu.

Segundo o Engº Agrº Djalma Campelo, lotado no escritório da Ematerce, em Caucaia-CE, que, há vários anos, orienta “seu” Adauto, desde o preparo do solo, passando pelo plantio correto, colheita e pelo armazenamento da produção, os resultados satisfatórios dessas culturas foram: primeiramente, as chuvas bem distribuídas e no tempo certo; depois, a dedicação, a experiência e a presença do proprietário, no roçado, o dia todo e todos os dias, acompanhando a evolução do cultivo do milho, consorciado com feijão vigna ou de corda, ciente de que – como diz o ditado – o olho do dono é que engorda o gado.

Para o presidente da Ematerce, que visitou a fazenda Lagoinha, é difícil encontrar um agricultor, com 73 anos de idade, trabalhando, de sol a sol, na roça, com a dedicação e os conhecimentos práticos, igual ao “seu” Adauto. Para o dirigente da Ematerce, plantar as culturas do feijão vigna, milho-variedade, arroz, algodão e outras mais, com assistência técnica e extensão rural, significa colher gêneros alimentícios, de primeira qualidade, e obter-se produtividade-média acima da do Estado do Ceará. “Estou admirado pelo que vejo, nesta pequena fazenda, fruto de um trabalho familiar exemplar e que tem, na agricultura, o principal sustento da mulher e dos filhos.

Para diversificar a produção de alimentos, “seu” Adauto cria, em torno de 30 ovinos, suínos e galinhas caipiras. Possui alguns pés-de-acerola, cujos frutos são transformados em sucos. Vale ressaltar que toda a produção da Fazenda Lagoinha é usada para o consumo familiar, sendo parte do milho, para o consumo dos porcos e das galinhas. Na alimentação da família, o milho é consumido assado na brasa, ou cozido, em forma de canjica, bolo, pamonha, fubá e cuscuz.

 

PROGRAMA NORDESTE RURAL

A equipe do programa Nordeste Rural, da TV Verdes Mares, apresentado, aos domingos, com início às 7 horas, visitou a propriedade do “seu” Adauto e entrevistou-o, acontecendo o mesmo com o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, e o técnico da Ematerce, escritório de Caucaia, Engº Agrº Djalma Campelo. A filmagem não se limitou, apenas, ao cultivo do milho, consorciado com feijão vigna, mas também à criação de ovinos, suínos e galinhas caipiras. O programa, com reportagem sobre a Fazenda Lagoinha, será apresentado, no próximo domingo, 5, às 7 horas.

LEGENDA

Foto 1: Da esq para dir. “seu” Adauto, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, e o técnico Dijalma Campelo.

Foto 2: “Seu” Adauto no seu plantio de milho-variedade,  consorciado com feijão-de-corda.

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872