Lavras da Mangabeira: Ematerce faz parte da inauguração da Escola Agricola

9 de junho de 2011 - 03:00

Com a presença do governador Cid Ferreira Gomes, do secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), do presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, será, no dia 11 próximo, sábado, às 16 horas, a solenidade de inauguração da Escola Agrícola de Lavras da Mangabeira. A programação do evento inicia-se às 13h30min, no campus da escola. Haverá, ainda, mostras de produtos orgânicos da agricultura familiar, cujos agricultores são atendidos pela Ematerce, originados de projetos Mandala, Cultivo Protegido Irrigado com energia solar e Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Crédito Rural: fruticultura (mamão, maracujá, banana e goiaba. Na parte de horticultura, alface, coentro e tomate.

No tocante à Piscicultura, tilápia do Nilo, em aquário, e eviscerada, originada de projetos de produção e beneficiamento do açude Rosário(Pronaf/Projeto São José). Na agroindustria, rapadura, derivados do leite e receitas caseiras. Consta, também, da programação a mostra de animais: bovinos, suínos, aves (galinha caipira gigante), ovinos, caprinos e equinos, afora palestras técnicas, nas respectivas instalações, por técnicos da Ematerce e da SDA.

escola2Informou, ainda, o gerente local da Ematerce, escritório de Lavras, Engº Agrº Kleber Correia de Souza, que estão previstas demonstrações práticas de ordenha higiênica, seguidas de uma excursão, com agricultores e alunos de escolas públicas ao tanque de resfriamento de leite, na comunidade Flores, e projetos cultivo protegido irrigado com energia solar, biocompostagem líquida.

Excursão com Agricultores e Alunos de escolas públicas à Tanque de Resfriamento de leite(Comunidade Flores). Projetos Cultivo Protegido Irrigado com Energia Solar, biocompostagem líquida e mandala, na comunidade Oitis, orientadas por técnicos da Ematerce. A Secretaria da Educação levará, num ônibus, os excursionistas ao local do evento. Vale ressaltar que os participantes do evento assistirão à projeção de vídeo, sobre silagem, no auditório da Escola.

Encerrando o ato inaugurativo, no auditório da escola, haverá o Seminário Projeto Irrigação na Minha Propriedade e a leitura da Carta de Lavras da Mangabeira. Na opinião do gerente local da Ematerce, trata-se do resgate de um patrimônio histórico e cultural, voltado para a formação, capacitação e qualificação profissional da Agricultura Familiar, em seus principais sistemas de produção agropecuários, com enfoque agroecológico e forte afinidade com a Ematerce.

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872