Lagoa do Barro: agricultores de assentamento satisfeitos com plantio de mandioca

6 de julho de 2011 - 03:00

O escritorio local da Ematerce,  em Camocim, por intermédio de seus extensionistas, vem trabalhando, intensamente, com vistas ao aumento da produção e da produtividade, na cultura da mandioca, nos municipios de Camocim, Barroquinha e Chaval.

Segundo o gerente local da Ematerce, Engenheiro Agrônomo Marcos Antonio Monteiro Freitas, a instalação de uma Unidade Técnica de Demonstração (UTD), no municipio de Barroquinha, no Assentamento Lagoa do Barro, visa elevar a produtividade de 9.000 kg/raiz/hectare para 40.000 Kg/raiz/hectares, utilizando maniva selecionada, da variedade pretinha, plantada com espaçamento 1,0 m x 1,0 m, com adubação orgânica, cobertura morta com bagana de carnaúba e tratos culturais, podendo-se comparar com uma outra área de 1 hectare, localizada no mesmo assentamento.

UDT2A realização desse trabalho só foi possivel, devido ao convênio 701170/2008, que destinou recursos financeiros da ordem de R$ 2.187,00 (dois mil, cento e oitenta e sete reais) para a instalação da referida UTD. Informou, ainda, que, com o agente rural, reponsável pela assistência técnica e extensão rural aos agricultores do assentamento, o Técnico Agricola Rene Mendonça, constata-se que os assentados estão satisfeitos com o desenvolvimento da variedade pretinha, na localidade, na qual pretendem aumentar a área de plantio em 2012.

O assentamento também foi beneficiado com a reforma da casa de farinha, mediante recursos financeiros do Tesouro do Estado, no valor de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), por meio de convênio, celebrado entre a Associação e a SDA, o que possibilita aos assentados obterem melhorias, no tocante às suas rendas, com a produção de farinha de qualidade.

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br