Ematerce destaca o Dia do Agricultor

28 de julho de 2011 - 03:00

Comemorado, no dia 28 de julho, o Dia do Agricultor, foi instituído no ano de 1960, através do Decreto nº 48.630. A data, coincidentemente foi inserida no calendário, no mesmo dia que é celebrado o aniversário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). No inicio do século XXI foi introduzido no Brasil a denominação de “Agricultor e Agricultora Familiar”.

 

Como atividade diária, os agricultores cultivam a terra e produz o que é consumido nas cidades, quer seja através do plantio de sequeiro, ou irrigado. Sua missão é praticar a agricultura e pecuária, por conta disso, além de tratar a terra, semear e colher os alimentos, também se dedica na lida dos animais como: vacas, ovelhas, cabras, galinhas, peixes, entre outros produtos de natureza e origem vegetal e animal.

 

O Engrº Agrº José Maria Pimenta, presidente da EMATERCE – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará, através das ondas da Rádio Difusora Cristal de Quixeramobim – AM 1450, enviou mensagem dirigida aos agricultores do sertão central. “O país deve grande parte de sua prosperidade, à economia agrícola e por conta disso, nos associamos ao homem do campo, responsável por sustentar a sociedade, produzindo alimentos de boa qualidade por menor preço e custo de produção, atendendo as exigências atuais do mercado consumidor, com menos impacto sobre recursos naturais e melhor uso dos recursos físicos e financeiros, fazendo com que todos sejam beneficiados pelo seu abnegado trabalho”, destacou Pimenta.

 

Crisanto Teixeira – Jornalista Escritório Ematerce Quixeramobim-Ce.