Ematerce promove Oficina de Planejamento para Turismo Rural

28 de julho de 2011 - 03:00

No período de 27 a 29 de julho, a Ematerce, realizou na Comunidade Balbino, município de Cascavel, a Oficina de Planejamento para o Turismo Rural na Agricultura Familiar.

Participaram do evento, 25 comunitários, dentre eles, agricultores, pescadores artesanais, jovens, mulheres, artesãos, barraqueiros, além do Secretário do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cascavel, Secretários Municipais da Cultura, Desenvolvimento Agrário, Econômico e de Turismo e a Diretoria da Associação dos Moradores do Povoado de Balbino – AMPB.

Na programação, foram apresentados os princípios, diretrizes e objetivos do Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – PNATER e do Plano Nacional de Turismo Rural na Agricultura Familiar – PNATRAF, bem como as ações, com imagens, desenvolvidas no estado do Ceará, desde o Convênio 037 (2008) até os dias atuais.

Durante o encontro, foram utilizando metodologias participativas, que debateram temáticas à respeito dos conceitos relativos ao turismo e sustentabilidade, o conhecimento dos atrativos da comunidade local, inventário da oferta turística, diagnóstico turístico, análise de problemas e a construção do Plano de Ação da Comunidade. A expectativa é de que, a partir do envolvimento da Comunidade no encontro, seja implementado o Plano de Ação, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do local.

BALBINO

O povoado, localizado no municipio de Cascavél, CE, possui 1.200 habitantes numa área de 10 km². A principal atividade econômica do local é a pesca artesanal e a agricultura de subsistência (mandioca, milho, feijão, batata doce e caju). Caracteriza-se pela tradição e preservação dos costumes da comunidade local. A área de proteção ambiental, encanta pela simplicidade e pela forte consciência de luta pela terra e organização do seu povo. Na praia, encontra-se a colônia de pescadores e artesãos com rústicas barracas e cardápio de pratos a base de frutos do mar.