Diretoria Executiva da Ematerce participa de entrevista coletiva na SDA

3 de agosto de 2011 - 03:00

O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, acompanhado do diretor técnico Walmir Severo Magalhães e do diretor administrativo e financeiro, Maximiliano Pedrosa, participou, na manhã desta quarta-feira, 3, da entrevista coletiva, no gabinete do secretário Nelson Martins e o adjunto Antonio Amorim, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), com jornalistas dos veículos de comunicação de Fortaleza. Na oportunidade, foram destacados os resultados da Safra de Grãos de 2011.

O secretário Nelson Martins divulgou que a produção agrícola de sequeiro (não irrigada) bateu recorde, no corrente ano, com a produção de 1.235 milhão de tonelada de grãos. Um crescimento, pois, de 321,2, comparando-se  ao ano de 2010, que gerou valor bruto de 1,2 bilhão ao Ceará. A área plantada foi de 1,354 milhão de hectares com as culturas de milho, feijão, arroz, sorgo, algodão, amendoim, mandioca, mamona e girassol. A produção de 912 quilos por hectare superou em 317 o ano de 2010, com produtividade de somente 218 quilos por hectare. As culturas, que mais se destacaram foram o milho, o feijão, a mandioca e a mamona. O milho teve um crescimento de 367%, passando de 195 mil toneladas para 915 mil com a mesma área plantadade 704mi hectares, comparando-se ao último ano.

Ao término da coletiva, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, foi entrevistado pelos jornalistas, quando falou sobre a atuação da empresa, no meio rural, no atendimento aos agricultores familiares, referente à assistência técnica agropecuária e gerencial. Anunciou Pimenta que o governador Cid Gomes autorizou, com apoio do secretário Nelson Martins, a abertura de mais 63 escritórios da empresa, visando aumentar a abrangência da mencionada assistência, o que significa atender maior número de agricultores. Disse mais que a tendência é universalizar o Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural, ou seja, beneficiar todos os agricultores cearenses.

Nelson Martins deu explicações, ainda, sobre os vários projetos e programas, coordenados por sua pasta e executados pela Ematerce, empresa de maior capilaridade no campo. Detalhou os benefícios que o Projeto São José III trará aos agricultores familiares e a suas comunidades. Salientou, também, que os bons números da safra de 2011 estão relacionados à boa quadra chuvosa e ao incentivo dos Governos Federal e Estadual, mediante os programas Hora de Plantar, Garantia Safra, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), incentivo à produção de mamona para o biodiesel, Programa de Aquisição de Alimentos e Projeto São José, sem falar dos gêneros alimentícios da Agricultura Familiar, utilizados na merenda escolar nos diversos municípios cearenses.

Antes da coletiva

SDA_1O dirigente da Ematerce assinou convênio, na presença da prefeita de General Sampaio, Eliane Brasileiro, que é também presidente da Associação das Prefeituras do Ceará (Aprece), para instalação de escritórios em 63 municípios do Estado. Ressalte-se que a ampliação do número de escritórios oportuniza a contratação, mediante a seleção e não concurso público de, neste primeiro momento, de mais de 300 agentes rurais, contratados pela Fundação do Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ceará (Funcap), como bolsistas, por um período de três anos.

Legenda:

No sentido horário, presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, a prefeita do municipio de General Sampaio e presidente da APRECE, Eliane Brasileiro e o secretário da SDA, Nelson Martins.

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br