Assentamento Boa Vista: turismo rural na agricultura familiar

11 de agosto de 2011 - 03:00

O Turismo Rural na Agricultura Familiar, no município de Barbalha-CE, no assentamento Boa Vista, encontra-se em fase inicial de implantação. O município apresenta evidente potencial para esta atividade complementar da Agricultura Familiar.

 

O município é conhecido por suas belezas naturais, destacando-se as fontes de águas cristalinas. A festa do padroeiro Santo Antonio é comemorada, durante 13 dias, com novenário, festas dançantes, no parque da cidade, além de quermesse. A festividade culmina, no dia celebrado do padroeiro, ou seja, 13 de junho. O destaque maior é para o carregamento do Pau da Bandeira, período em que Barbalha recebe expressivo afluxo de visitantes.

 

 Segundo a responsável pela Rede Temática Turismo Rural na Agricultura Familiar, Psicóloga Fernanda Aquino, o assentamento Boa Vista, em Barbalha, é composto por 16 famílias. Atualmente, recebe encomendas de lanches, merendas e almoços com pratos da gastronomia regional (comidas típicas).

 

TURISMO_RURAL2As principais atividades, desejadas pelos(as) agricultores(as) e profissionais, referem-se ao projeto Pesque-Pague, banhos de açude e de bica, passeio a cavalo ou carroça, caminhada em trilhas, visitação às áreas produtivas e de criação de animais, artesanato e espaços para eventos. A longo prazo, as famílias estão determinadas a contruir chalés, para hospedar, na localidade, os turistas.

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872