Ematerce: semeando tecnologias e colhendo resultados satisfatórios

18 de junho de 2018 - 03:00

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), com o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), no decorrer de 2018, vem executando uma série de ações extensionistas no campo. Orienta e assiste os agricultores, com ênfase nos denominados agricultores familiares, o que lhes proporciona melhorias em suas condições de vida e de suas famílias.

Cultivo de coqueiro-anão, orientado pelos extensionistas da Ematerce, dá resultados satisfatórios em termos

de produção e produtividade.

Como órgão estadual público, assistiu, em 2017, um público-alvo, composto por 141 mil agricultores (orientados) e 48.400 (assistidos), sem repetição, com o objetivo de produzir alimentos de qualidade, porém com a preservação do meio ambiente, contribuindo para o aumento da produção e da produtividade das lavouras, da pecuária e da renda líquida dos agropecuaristas.

Projeto Mandala ( com diversificação de culturas) implementado em propriedades de agricultores

familiares, ajudando-os a melhorar suas condições alimentares  e de renda.

Importante destacar que o foco das ações extensionistas é na Agricultura Familiar, com a implementação das Políticas Públicas Federal e Estadual e Municipal. A empresa executa, ainda, programas e projetosagropecuários, a exemplo da Cajucultura, Bovinocultura de Leite, Ovinocaprinocultura, Hora de Plantar, o Plantio de Culturas de Sequeiro e Irrigadas, Palma Forrageira, Hortifruticultura, Apicultura, Criação de Aves, Crédito Rural Orientado.

Plantio de Abacaxi sem o uso de agrotóxicos, cultivado, em Santana do Cariri, com orientação

da Ematerce.

Mas, as ações extensionistas não se resumem às supracitadas. Citem-se outras ações, como o Projeto Mandala, a Convivência com o Semiárido, Vacinação contra Febre Aftosa, Cotonicultura, Mandiocultura, Milho Híbrido, Mecanização Agrícola, Pequena Irrigação, Exposições e Feiras Agropecuárias, Agroindústria, Agente Rural, e outros de cunho social, visando proporcionar melhores condições de vida aos agricultores familiares, para fixá-los em seus empreendimentos agropecuários.

Plantios, com acompanhamento dos extensionistas da Ematerce  e dos agricultores

sempre dão produtos de qualidade, além do aumento da produção e da produtividade das

lavouras, no caso milho.

A Ematerce está presente, nos 184 municípios do Ceará, mediante a atuação de 18 escritórios regionais, 71 locais e 108 postos avançados, 3 centros de treinamento: o Cetrex em (Capuan-Caucaia); a Fazenda Normal, em (Uruquê-Quixeramobim), e o Centremi em (Milagres). Em Fortaleza, funciona o Centro Gerencial (Escritório Estadual), onde ficam a Diretoria Executiva, as Gerências de Programas e Projetos e de Apoio Técnico, com suas Assessorias, as Unidades de Apoio Administrativo e a Comunicação e Ouvidoria.

===========================================================

Texto: Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br