Ematerce marca presença no XXII PECNORDESTE 2018

28 de junho de 2018 - 03:00 # # #

Jornalista Antonio José de Oliveira - antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

alt

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce – a exemplo de anos anteriores, marca presença, de 5 a 7 de julho de 2018, no Centro de Eventos do Ceará, do 22º Seminário Nordestino (Pecnordeste), realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – Faec, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA – do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará – Senar-CE, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará – Sebrae e dos Sindicatos dos Produtores Rurais. A abertura ocorrerá, no dia 5, às 9 horas, com a presença do governador Camilo Santana e autoridades federais, estaduais e municipais, inclusive oriundas de vários Estados do Brasil. É esperado o comparecimento de 100 caravanas de produtores rurais e a estimativa é de que 35 mil visitantes e de 4, 5 mil expositores.

Autoridades prestigiaram a solenidade de abertura do 21º Pecnordeste, no Centro de
Eventos do Ceará. A exemplo do ano passado, a Ematerce participará do 22º Pecnordeste.

Na solenidade de abertura, a Faec, o Senar e a CNA homenagearão, com a outorga da “Medalha do Mérito Rural Prisco Bezerra”, três personalidades, nas categorias política e administração pública, científica e produtor rural/liderança rural. Dentre os homenageados, destaca-se o Médico Veterinário Joaquim Sampaio, técnico da Ematerce, porém, há anos, à disposição da Adagri (Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Ceará), como coordenador estadual da Campanha de Vacinação conta Febre Aftosa.

No tocante à premiação, o presidente da Ematerce, Antonio Amorim, declarou que a empresa se sente honrada e orgulhosa pelo fato de um de seus competentes técnicos, ser reconhecido, publicamente, por seu trabalho e dedicação à Pecuária cearense, sobretudo no seu engajamento nas campanhas contra a aftosa em todo o território cearense. Em seguida, frisou: “ Ao Dr. Joaquim Sampaio, em nome da diretoria executiva e de quantos fazem a Ematerce e trabalham pelo desenvolvimento sustentável do setor agropecuário do Estado do Ceará, semeando tecnologias no campo, os sinceros parabéns”.
Em 2017, o presidente da Ematerce, Antonio Amorim, visitou os estandes da
Agricultura Familiar e parabenizou os agricultores pela venda de produtos
saudáveis e orientados pela Extensão Rural do Ceará.

Nesse evento, o Governo do Estado faz-se presente pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por intermédio do titular da pasta, De Assis Diniz, e dirigentes de suas vinculadas. Vale ressaltar que a temática geral, deste ano, é “Gestão e Mercado: o caminho para o fortalecimento da pecuária nordestina”, que mostrará a preocupação dos promotores em ampliar os debates sobre as alternativas a fim de que o setor continue crescendo, mesmo em períodos consecutivos de secas, que provocam escassez de água e de alimentos para os animais. Participarão do 22º Pecnordeste-2018, além do presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim, o diretor técnico Itamar Lemos, o diretor administrativo e financeiro, Inácio Costa, o assistente da presidência, Bartolomeu Cavalcante, além de gerentes estaduais, regionais, locais, assessores estaduais e extensionistas de vários escritórios municipais.

Ainda sobre esse evento, o presidente da Ematerce, Antonio Amorim, enfatizou revestir-se de suma importância, para o setor agropecuário cearense, sem falar das atividades não agrícolas, visto primar pela sua organização e pelo conteúdo dos assuntos (palestras, cursos, oficinas, mesas-redondas, painéis e debates), programados com antecipação, o que contribui para o êxito do supracitado seminário. Acrescentou, também, que, para a Ematerce, é, sem dúvida alguma, uma excelente oportunidade de, por meio de seus dirigentes e técnicos, acompanharem o que existe de novidades, na Agropecuária Nordestina, além de os agricultores familiares terem a oportunidade ímpar de mostrar o que é produzido, com qualidade, em suas fazendas, sendo orientados pelo Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, em 183 municípios cearenses, dos 184 existentes.

alt

Foto: Agricultores familiares como expositores

Para o evento, a Ematerce convidou, por meio da Assessoria de Comunicação Social, convidou 10 agricultores familiares, que venderão seus produtos nos seguintes boxes: Manhas e Castanhas (Fortaleza-CE); Engenho Tradição (Pindoretama-CE); Kissabores – Jaguaribe; Cachaça Rapariga; Natbana – Palmácia; Fazenda Açude Novo – Tauá-CE; Artcron- Novas Russas-CE; Cachaça Gole de Ouro (Cascavel-CE); Fazenda Padre Cícero – Paracuru-CE e Tapiocaria Recanto do Sertão (Eusébio-CE).

PROGRAMAÇÃO

O 22º Pecnordeste apresenta ampla programação técnico-científica de capacitação, envolvendo segmentos da cadeia produtiva do setor agronegócio, através da realização de palestras, minicursos, oficinas, seminários, mesas-redondas e painéis, englobando a participação dos segmentos da Apicultura, da Aquicultura e Pesca, da Avicultura, da Bovinocultura de Leite, da Caprinovinocultura, da Equinocultura e da Suinocultura, além das atividades não agrícolas, no meio rural, como o Artesanato e o Turismo no Espaço Rural e Natural, importantes cadeias produtivas na dinamização da economia rural.

Saliente-se que, além da programação técnica, o evento conta com uma área para exposição, onde serão realizados a 22ª Feira de Produtos e de Serviços Agropecuários e a 4ª Pecleite – Exposição Especializada de Bovinos e Caprinos Leiteiros, visando à geração de negócios, nas áreas de máquinas e equipamentos, animais, insumos, produtos agropecuários, agroindustriais e artesanais, apoiando o setor produtivo, na realização de investimentos, na comercialização de produtos, na apresentação de serviços, afora incentivar as atividades não agrícolas, no meio rural, sobretudo, o Artesanato e o Turismo no Espaço Rural e Natural.