Ematerce homenageia Dia do Extensionista Rural

4 de dezembro de 2020 - 11:06 #

Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br fotos: Aécio Santiago e André Gurjão

Em homenagem ao Dia do Extensionista Rural, comemorado no próximo domingo (6), a Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) traz depoimentos e relatos sobre a importância desta data e, principalmente, deste profissional, que leva formação, conhecimento, experiência às agricultoras e agricultores de todo o Estado do Ceará.

Criada em 6 de dezembro de 1948, no Estado de Minas Gerais, essa modalidade de serviço público prestado aos produtores rurais, especialmente agricultores familiares, gera um impacto de resultados, de produtividade e de processos, que coloca o país entre os maiores produtores do mundo em diversos segmentos, de grãos à fruticultura e pecuária. Para se ter uma pequena ideia deste impacto na economia, 70% do que chega à mesa dos brasileiros vem da agricultura familiar, segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O Dia Nacional do Extensionista Rural, entrou em vigor com o Projeto de Lei 2191/2007.

Para o secretário do Desenvolvimento Agrário De Assis Diniz (foto acima), por sua longa trajetória, a Ematerce é um dos órgãos essenciais do Governo do Ceará, na promoção de um desenvolvimento agrário sustentável em todo Estado. “É justo por esta capacidade de transferir conhecimentos que homens e mulheres do campo, jovens e adultos, podem garantir condições dignas para viver e prosperar no sertão”, defende De Assis.

A Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), entidade que congrega as 27 Emateres do país, celebra, desde 2005, nesse período do ano, com suas associadas, o trabalho desenvolvido pelos serviços de assistência técnica e extensão rural, desempenhados, atualmente, por um quadro funcional, composto por mais de 20.000 profissionais em mais de 4.500 escritórios regionais, locais e postos avançados.

Inovação

Com os desafios gerados pela crise da pandemia da Covid-19, a Ematerce precisou adaptar-se a uma realidade nunca experimentada: a de continuar prestando serviços de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) à distância ou remotamente. A empresa foi pioneira na criação de atendimento online, o que permitiu a prestação de serviços ininterruptos durante todo o período de pandemia.

Para o presidente da Ematerce Antônio Amorim (foto acima), mesmo durante a maior crise sanitária enfrentada nos últimos tempos, em todo o mundo, a Ematerce manteve o trabalho de Ater e atendimento ao agricultor e agricultora familiar através da internet, vídeo-conferência, sistema automático de atendimento pelo site e aplicativos. “Nossos extensionistas ajudaram no incremento de vendas por aplicativo. As vendas tiveram uma queda até essa readaptação, mas não pararam. Organizados em associações ou cooperativas, os produtores mantiveram a comercialização dos produtos através do sistema delivery”, destacou Amorim.

Essa superação de desafios, segundo o diretor técnico da Ematerce Itamar Lemos, é uma marca do sertanejo e dos próprios extensionistas, que transformam crises e dificuldades em oportunidades e crescimento. É o caso de produtores assistidos pela empresa em diversos municípios, que já se utilizam de tecnologias e inovações para aperfeiçoarem suas produções e obterem melhores resultados comerciais.

Em Russas, região do Médio Jaguaribe, o produtor Maciano Bezerra (foto ao centro) já incrementou sua produção com o uso de placas fotovoltaicas e energia solar, aumentando seus resultados em até 20%.