Ematerce promove curso sobre irrigação

24 de outubro de 2018 - 09:51 # # #

Ascom | (Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br) | (Edilmo Gurgel - edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br) | (Antônio José de Oliveira - antonio.jose@ematerce.ce.gov.br)

A Ematerce realizou no período de 15 a 19 de outubro de 2018, em Limoeiro do Norte, Curso de Irrigação de capacitação para recebimento e operação dos KITs de irrigação do Programa de Irrigação na Minha Propriedade (PIMP), com 40 horas/aula. Participaram do evento 18 técnicos das regiões Metropolitano, Baixo e Médio Jaguaribe, Sertões de Canindé, Sertão Central, Litoral Leste e 02 técnicos do Instituto Agropolos.

A programação constou de aulas teóricas e práticas, tratando da importância da irrigação descentralizada para períodos críticos de disponibilidade hídrica, reúso de águas cinzas, análise e interpretação de dados de solo agrícola, bem como, recomendações de correção e adubação química; manejo e conservação do solo e da água, assim como, avaliação da aplicação das lâminas de água e os respectivos turnos de rega.

Por ocasião da avaliação os técnicos foram unânimes em reconhecer a importância do treinamento para o exercício da atividade de assistência técnica e extensão rural (ATER), ao mesmo tempo em que, reivindicaram que treinamentos dessa natureza fossem oferecidos com mais frequência, pois isso permite que os extensionistas tenham mais segurança nas orientações aos agricultores.

Na oportunidade foi discutida, também, a importância de se registrar a prestação de ATER nos contratos de resultados, pois esses registro é o que comprova a realização dos serviços, assim como, a importância e o valor dos técnicos deixarem, por escrito, as recomendações técnicas junto aos agricultores, fazendo com estes a leitura das informações e obtendo destes a assinatura ao Registro de Prestação de Ater (RPA).

O curso foi viabilizado com recursos do Contrato de Gestão do Instituto Agropolos através da Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf/SDA).

Sobral

De 5 a 9 de novembro em Sobral, aconteceu curso para técnicos que trabalham nos NITs e no Programa de Irrigação na Minha Propriedade (PIMP). O objetivo da capacitação foi habilitar os técnicos a receberem os Kits instalados pela empresa instaladora e qual deve ser a postura dos profissionais encarregados da prestação de ATER.

Participaram da capacitação técnicos da Ematerce das regiões Norte, Extremo Norte e Baixo Acaraú, Ibiapaba, Meio Norte, Maciço de Baturité e Instituto Agropolos.

O curso foi composto de parte teórica e prática. As práticas foram efetuadas no laboratório de Irrigação do Instituto Federal de Irrigação (IFCe) e nas propriedades rurais que recebem a ssistência técnica da Ematerce. A prática de reúso de águas cinzas, foi realizada no município de Massapê, enquanto que as práticas de irrigação ocorreram no município de Santana do Acaraú.

Ministraram a capacitação os técnicos Nizomar Falcão, que falou sobre a importância da irrigação descentralizada, como um fator de superação das crises hídricas, José Maria Freire, da SDA, que discorreu sobre a importância do solo e a interpretação de análises de solos, Elizabete Rebouças que apresentou a experiência do Projeto São José com o reúso de águas cinzas para a agricultura, Josualdo Justino que discorreu sobre o valor da conservação do solo e da água na irrigação, bem como a conexão com a convivência com o semiárido e Marcos Hermógenes, do Instituto Agropolos, que focou no Manejo da Irrigação e os parâmetros que devem ser observados no recebimento dos Kits de irrigação.

 

Fotos: Nizomar Falcão